Policial
PMA autua frigorífico em R$ 3,6 mil por desmatamento ilegal em Ladário
O operador da máquina afirmou que não sabia da licença e acionou o responsável, o qual apresentou uma licença de limpeza de pastagem.
Assessoria
27 de Dezembro de 2012 - 10:42
Policiais Militares Ambientais de Corumbá (MS) receberam denúncias de que uma máquina estaria efetuando um desmatamento ilegal em uma propriedade em Ladário.
Em fiscalização ontem à tarde no local denominado Antigo Sítio São Francisco, os policiais verificaram que havia uma máquina do tipo pá carregadeira efetuando um desmatamento. O operador da máquina afirmou que não sabia da licença e acionou o responsável, o qual apresentou uma licença de limpeza de pastagem.
A área desmatada era de 3,6 hectares e havia várias árvores derrubadas das espécies "piúva", "acuri", "angico" e, inclusive, árvores da espécie aroeira, a qual é imune de corte, a não ser com plano de manejo autorizado pelo órgão ambiental. A licença para limpeza de pastagem é para corte de pequenos arbustos ao meio da pastagem e não árvores com material lenhoso formado, como foi o caso identificado. Não se precisa de trator para se realizar limpeza de pastagem.
As atividades foram interditadas, a máquina foi apreendida e um frigorífico, proprietário da área, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.600,00.