Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Policial

PMA comemora 26 anos com campanha de Educação Ambiental referente à Semana da Água

Ao todo serão atendidos 300 alunos da escola Hércules Maymone, localizada no corredor do bairro Nova Lima.

Assessoria

15 de Março de 2013 - 15:10

No próximo dia 19 de março, a Polícia Militar Ambiental comemora 26 anos de sua criação. Todos os anos a data tem sido comemorada em outra semana muito importante para a instituição que é a Semana da Água, em razão do dia 22 de março, que é o dia Internacional da Água.

Como a Polícia Militar Ambiental tem atuado prioritariamente com trabalhos de Educação Ambiental, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEAM, que já atendeu com suas oficinas mais de 220 mil alunos no Estado e do Projeto Florestinha, que além de atender crianças e adolescentes carentes participantes do Projeto, ainda estes, desenvolvem a Educação Ambiental, por meio de oficinas, com palestras e teatro de fantoches, especialmente para estudantes.

Na próxima semana (18 a 22 de março), o Núcleo de Educação Ambiental da PMA de Campo Grande e o Projeto Florestinha, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social - SAS, Secretaria Municipal de Educação - SEMED e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMADUR, de Campo Grande, Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas e EDP – Energias do Brasil realizarão durante toda a semana, atividades de Educação Ambiental, em comemoração à Semana da Água e Aniversário da Polícia Militar Ambiental.

Na verdade, as atividades coincidem ainda com o Aniversário do município de Ribas do Rio Pardo e, amanhã, às 18h00min, o Major Ednilson Paulino Queiroz (PMA) ministra uma palestra na cidade. As demais atividades seguirão à seguinte programação:

18 de MARÇO

08h30min (período matutino e vespertino) – Educação Ambiental na escola Riachuelo, com o Núcleo de Educação Ambiental – NEAM (atendimento – 360 alunos). Endereço da escola – Rua 11 de outubro, 220, bairro Cabreúva.

OFICINAS - O núcleo de Educação Ambiental trabalha atividades de Educação Ambiental em forma de oficinas temáticas:

1.                        Casa da Energia, com palestra sobre economia energia, matriz energética e fontes renováveis...

2.                        Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos...

3.                        Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres...

4.                        Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas à temática das águas no planeta...

5.                        Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos...

PROJETO FLORESTINHA

Todas as tardes (13h30min, às 16h30min), a partir do dia 18, até o dia 22 de março, as crianças do Projeto Florestinha estarão recebendo alunos para trabalhos de Educação Ambiental, em parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação, no Parque Assaf Trad, onde funciona o Projeto, o qual é também um Centro de Educação Ambiental denominado – CEA/FLORESTINHA, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR.

As atividades funcionarão com desenvolvimento de Oficinas semelhantes às desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEAM, bem como um passeio pelo Parque Assaf Trad, com os Florestinhas falando sobre erosão, pois o local há pouco tempo era constituído por vários processos erosivos. Serão também plantadas mudas nativas, com palestra sobre desmatamento e a importância da vegetação no equilíbrio dos recursos hídricos. Ao todo serão atendidos 300 alunos da escola Hércules Maymone, localizada no corredor do bairro Nova Lima.

OBSERVAÇÃO – Para a oficina de fauna, onde os florestinhas desenvolverão palestra, será utilizada a última onça-pintada adulta encontrada atropelada na BR 262, em Miranda, no dia 16 de janeiro. Ela foi taxidermizada nesta semana (fotos anexas).

20 de Março.

Um dos grupos de Educação Ambiental do CEA/FLORESTINHA deslocar-se-á à cidade de Paraíso das Águas, onde atenderá a todos os alunos do município, com trabalhos semelhantes aos que serão desenvolvidos na Capital (teatro de fantoches e palestras em oficinas sobre vários temas, em especial a oficina de fauna com montagem do museu com animais taxidermizados).

21 de Março

08h00min – A Polícia Militar Ambiental, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a empresa EDP – Energias do Brasil e a comunidade de Ribas farão a limpeza do rio Pardo. As atividades começam às 08h00min, saindo do Balneário Mantena, até a Usina do Mimoso. Esta atividade completará sete anos de desenvolvimento e, no ano passado, em atividade semelhante foram retiradas quase duas toneladas de lixo do rio. Participam das atividades 20 embarcações e cerca de 60 pessoas.

8h30min – um grupo de teatro do Projeto Florestinha fará apresentação do teatro de fantoches em evento promovido pela SEMADUR, no pátio da sede da Secretaria, localizada à rua Marechal Rondon, em frente à maternidade Cândido Mariano, na Capital.

22 de Março

13h30min - A Polícia Militar Ambiental com 30 alunos do Projeto Florestinha, funcionários da SEMADUR e a comunidade dos bairros em volta, farão a limpeza da lagoa Itatiaia, na Capital. No ano passado a PMA, o Projeto Florestinha e a comunidade da região fizeram a limpeza da lagoa, inclusive, utilizando embarcações, quando foram retirados quase 300 kg de lixo.

O Comando da PMA considera extremamente prioritário o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação criada no seio da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está-se fiscalizando o futuro, a prevenção.