Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Policial

PRE apreende mais de 1.900 pacotes de cigarro contrabandeados

Flávio Paes/Região News

13 de Janeiro de 2012 - 09:23

Policiais Rodoviários Estaduais da base de Sidrolândia apreenderam ontem 1.918 pacotes de cigarro contrabandeados do Paraguai. O cigarro era transportado em dois carros. Num Saveiro branco, eram levados 1.300 pacotes no Fiat Uno placa NRJ-5201, mais 618 pacotes.

O Saveiro Branco era conduzido pelo jovem de 23 anos Edson Flores, que recentemente se envolveu em um acidente aqui em Sidrolândia conduzindo um Celta Prata na Dorvalino dos Santos. Em entrevista ao site Sidro Noticias ele disse que pretende continuar trazendo cigarro do Paraguai porque com esta atividade é que sobrevive. Se tivesse conseguido chegar a Campo Grande com a carga de 1.300 pacotes, teria uma renda bruta de pelo menos R$ 8 mil, levando em conta que cada pacote é vendido a R$ 10,00.

Os envolvidos no contrabando foram liberados, deixando para trás apenas a mercadoria oriunda de descaminho, crime previsto no art.334 do Código Penal (CP), cuja pena caso seja condenado é de 1 a 4 anos de reclusão. É crime praticado por particular contra o Estado, consistente na fraude ao pagamento de tributo devido em razão da entrada, saída ou consumo de mercadoria não proibida no país. .

Sidrolândia é um corredor natural do contrabando de cigarro já que rota de passagem de quem vai e vem do Paraguai passando por Maracaju e Ponta Porá. Ano passado, pelo menos oito policiais militares baseados na cidade, foram presos acusados de cobrar propina para liberar cargas de contrabandistas. Com informações do Sidro Noticias