Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Tragédia: Terremoto deixa mais de 300 mortos no Japão

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

G1

11 de Março de 2011 - 16:46

Um dos piores terremoto da história do Japão deixa pelo menos 300 mortos na costa nordeste, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O forte tremor de magnitude 8,9 gerou um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.

Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras. A Casa Branca avaliou que os EUA, principalmente o estado do Havaí, escaparam do pior.

Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis.