Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Política

Aliado histórico de Daltro, Valcélio Figueiredo, se filia ao PSDB

Além do ex-cacique, outra liderança indígena que está se filiando ao PSDB, é Samuel Dias, professor e liderança da Aldeia Córrego do Meio

Flávio Paes/Região News

29 de Setembro de 2015 - 16:05

Pouco mais de mês depois de retornar ao PMDB, com direito até a discursos na convenção do partido realizada no último 24, o ex-cacique Valcélio Figueiredo, surpreendeu se filiando ao PSDB, num ato realizado nesta terça-feira na presença do prefeito Ari Basso e do secretário geral dos tucanos em Sidrolândia Di Cezar. Durante muito tempo Valcélio foi cacique da Aldeia Tereré.

Valcélio sempre teve muita proximidade com o ex-prefeito Daltro Fiuza, foi coordenador de assuntos indígenas da prefeitura, vice-presidente do diretório municipal do peemedebista, além de ser um dos principais cabos eleitorais da vereadora Rosangela Rodrigues na aldeia Tereré, onde ela na última eleição obteve 23% da sua votação, conquistando 168 votos, ganhando numa das seções até do candidato a prefeito Enelvo Felini (95 a 84).

Valcélio, que tentou articular o Partido Humanista em Sidrolândia, tem participação ativa no processo de ocupação da Fazenda Buriti, uma das propriedades retomadas desde 2013 pelos índios terena, demarcadas como parte da reserva indígena Buriti.

Além do ex-cacique, outra liderança indígena que está se filiando ao PSDB, é Samuel Dias, professor e liderança da Aldeia Córrego do Meio. Em 2012, Samuel foi candidato a vereador pelo PT e obteve 266 votos.