Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Câmara muda para terça-feira e sessões serão às 17h30 para facilitar participação popular

O objetivo é facilitar a participação popular nas sessões que até o ano passado aconteciam às segundas-feiras a partir das 11 horas.

Flávio Paes/Região News

06 de Janeiro de 2017 - 09:53

A partir de fevereiro, na volta das atividades parlamentares, as sessões ordinárias na Câmara Municipal passam a ser realizadas em novo dia e horário: serão às terças-feiras, começando às 17h30 horas. O anúncio foi feito pelo presidente do Legislativo, Jean Nazareth (PT), em entrevista concedida à Rádio Pindorama.

O objetivo é facilitar a participação popular nas sessões que até o ano passado aconteciam às segundas-feiras a partir das 11 horas. “Este horário tornava impossível à participação popular, afinal, além de ser um dia útil, quando pessoas têm suas atividades normais, coincidia com o horário do almoço”, argumenta.

"Muita gente reclamou que desistiu de participar da sessão por contas destas dificuldades. O senhor Silvestre, que no primeiro mandato, era um dos assíduos expectadores das reuniões, desistiu porque tinha dificuldade de se deslocar de bicicleta de sua casa até a Câmara, num sol de pleno meio-dia” conclui.

Na entrevista Jean disse que neste primeiro mês de trabalho da nova legislatura, vai nomear no máximo quatro assessores, ficando apenas com o pessoal concursado. “Os vereadores inicialmente não reagiram muito bem. Entretanto, acabaram entendendo a necessidade de enxugar gastos em janeiro. Estamos com o orçamento no limite. Os assessores serão contratados a partir de 1º de fevereiro”, explica. 

Uma das prioridades de Jean é adotar uma certa austeridade nos gastos para ter condições de estruturar o plenarinho, espaço que ele pretende destinar a audiências e reuniões com menos participantes. Hoje o único espaço disponível é plenário, reservado a eventos com a maior participação de público.