Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Paranhos

Cassado pelo Justiça Eleitoral, Heliomar Klabunde vai apoiar candidatura do PTB

Heliomar Klabunde venceu as eleições no ano passado, mas foi impedido de assumir o cargo pela Justiça Eleitoral.

Edilson José

03 de Agosto de 2021 - 09:23

Cassado pelo Justiça Eleitoral, Heliomar Klabunde vai apoiar candidatura do PTB
Ex-prefeito, Heliomar Klabunde. Foto: Divulgação

Através de um vídeo postado nas redes sociais neste final de semana o candidato vencedor nas eleições municipais no dia 15 de novembro do ano passado em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB), declarou apoio a um aliado político filiado ao PTB, mesmo contra a vontade da maioria do Diretório Municipal do MDB que havia se reunido e indicado o prefeito interino, Donizete Viaro, como candidato da legenda na eleição suplementar marcada para o próximo dia 3 de outubro, conforme a Resolução nº 739 assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Desembargador Paschoal Carmello Leandro.

No vídeo, Heliomar fala que a justiça indeferiu o seu nome e que agora haverá uma nova eleição. “Eu estou apoiando um candidato do nosso grupo (mas não diz o nome), ele pode contar comigo e vamos visitar a população”. Depois afirma que poderá participar da administração (mesmo sendo considerado ficha suja pela Justiça) e que espera contar com apoio e compreensão dos eleitores que votaram nele na eleição passada.

Heliomar teve os votos anulados pela Justiça Eleitoral, em virtude das condenações sofridas pelos erros graves na gestão dos recursos públicos enquanto foi prefeito de Paranhos. Como a justiça impediu a sua posse, o vereador e presidente eleito da Câmara Municipal, Donizete Viaro, que é do MDB, assumiu a Prefeitura interinamente.

Na eminência de um novo pleito, Klabunde passou a trabalhar contra os próprios correligionários do partido, ao ponto de ter articulado com o apoio do ex-governador André Puccinelli, a intervenção no Diretório Municipal do MDB, o que acabou acontecendo. Com a intervenção, Donizete Viaro fica impossibilitado de disputar o pleito.

Rumores de bastidores dão conta de que Heliomar o vereador Kim (Luiz Carlos Lopes), do PTB, ma disputa pela prefeitura. A promessa, segundo informações apuradas com lideranças próximas ao ex-prefeito, é de que foram feitas promessas aos ‘caciques’ do MDB que após as eleições, caso vença, Kim, mudaria de partido.

CASSAÇÃO HELIOMAR

Heliomar Klabunde teve registro eleitoral negado pelo juiz da Comarca, depois que perdeu recursos no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral das denúncias de malversação dos recursos públicos. O fato é que ele quando foi prefeito de Paranhos teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A desaprovação das contas públicas demonstra que enquanto esteve ocupando o cargo de prefeito não soube fazer a gestão dos recursos, o que pode caracterizar investimentos equivocados ou desvio de dinheiro, recursos que poderiam ter sido investidos na melhoria de setores como saúde, educação e infraestrutura.