Política
Delcídio lidera disputa na 1ª pesquisa Fiems/Ibrape para governador
Considerados apenas os votos válidos, o pré-candidato do PT seria eleito no 1º turno
Daniel Pedra/Região News
25 de Junho de 2014 - 07:45
Como parte da iniciativa de acompanhar e analisar o cenário político de Mato Grosso do Sul, a Fiems inicia, a partir desta terça-feira (24/06), a publicação de uma série de pesquisas eleitorais para demonstrar as intenções de votos do eleitorado. A 1ª pesquisa Fiems/Ibrape para governador do Estado aponta o pré-candidato do PT, senador Delcídio do Amaral, na liderança das intenções de voto nas eleições deste ano.
Na pesquisa estimulada, em que são apresentados ao eleitor os nomes de todos os prováveis candidatos, Delcídio aparece com 46%, o pré-candidato do PMDB, Nelson Trad Filho, tem 25%, Reinaldo Azambuja (PSDB) 18%, enquanto os candidatos Luiz Pedro (PTN), Professor Monge (PSTU) e Sidney Melo (PSOL) somaram, cada um, 1%. Neste cenário, os votos brancos e nulos totalizam 4% e o percentual de indecisos também foi de 4%.
Delcídio do Amaral, de acordo com a pesquisa, lidera no interior com 53% das intenções de votos, com destaque para a região do Pantanal, onde aparece com 77%, enquanto nas outras regiões ele obteve os seguintes percentuais: Norte (48%), Bolsão (47%), Vale do Ivinhema (51%), Grande Dourados (52%), Conesul (50%) e Sudoeste (55%). Em Campo Grande, o pré-candidato do PT alcançou 30%, enquanto Nelson Trad Filho chegou a 35% e Reinaldo Azambuja 18%. Já os demais candidatos, em todo o Estado, não ultrapassaram 1%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, em que são descartados os brancos, nulos e indecisos, Delcídio do Amaral venceria no 1º turno com 51%, dos quais 33% na Capital e 59% no interior do Estado. Nelson Trad Filho aparece em segundo lugar com 27%, dos quais 39% na Capital e 23% no interior, enquanto Reinaldo Azambuja surge em terceiro com 19%, dos quais 23% na Capital e 17% no interior. Os demais somam 1% cada.
Cenário 2
No cenário 2, ou seja, em que disputam somente Delcídio e Nelson Trad Filho, o pré-candidato do PT obteve 54%, dos quais 40% na Capital e 60% no interior, enquanto o do PMDB chegou a 30%, dos quais 43% na Capital e 25% no interior. Neste caso, os votos brancos, nulos e indecisos somam 16%.
Cenário 3
No cenário 3, que simula a disputa entre Delcídio e Reinaldo, o pré-candidato do PT aparece com 56%, dos quais 43% na Capital e 62% no interior, enquanto Reinaldo Azambuja alcançou 26%, dos quais 36% na Capital e 22% no interior. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 18%.
Rejeição
O pré-candidato mais rejeitado pelo eleitor sul-mato-grossense é o ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho: 39%. Delcídio do Amaral tem 18% de rejeição, Reinaldo 11% e o Professor Monge 8%. Os pré-candidatos Luiz Pedro e Sidney Melo são os menos rejeitados pelo eleitor. Ambos aparecem na pesquisa com 7% de rejeição cada um. 20% dos eleitores não responderam a essa pergunta. A soma ultrapassa 100% em decorrência de alguns dos entrevistados rejeitarem mais de um nome.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº TSE/BR 00178/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00019/2014, a pesquisa Fiems/Ibrape ouviu, entre os dias 18 e 22 de junho deste ano, 1.860 pessoas distribuídas em oito regiões geográficas de Mato Grosso do Sul (Norte, Bolsão, Vale do Ivinhema, Grande Dourados, Conesul, Sudoeste, Pantanal e Campo Grande). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.




