Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Janeiro de 2022

Política

Deputadas homenageiam profissionais de destaque pelo Dia do Dentista

Adriana Vanessa formou-se na Unipar (Universidade Paranaense) de Umuarama e atualmente atua na Cassems, além de ser professora do curso de Auxiliar de Consultório Dentário em Naviraí.

Assessoria

25 de Outubro de 2013 - 13:49

As deputadas estaduais Mara Caseiro (PTdoB) e Dione Hashioka (PSDB) homenagearam na noite desta quinta-feira (24), durante sessão solene, 12 odontólogos que se destacam na profissão em Mato Grosso do Sul. Formadas na área, as duas parlamentares entregaram as honrarias para festejar o Dia do Dentista, comemorado hoje (25) no Brasil.

Graduada pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente), em 1986, Mara Caseiro atuou como cirurgiã dentista em Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde e implementou importantes projetos voltados para o setor.

Ao falar da profissão, ela afirmou que muito já se fez, mas ainda há muito o que conquistar. “A classe já obteve importantes conquistas, mas ainda há bastante para avançar. Nesta noite, não poderíamos deixar de homenagear profissionais que dedicam anos de compromisso com a sociedade com cuidados que vão desde o início da dentição do bebê até o mais idoso”, afirmou.

A deputada homenageou as dentistas Adriana Vanessa da Silva, Kátia Akemi da Rocha Ujihara Salem, Maria Regina Martinelli Benez Ferreira, Tereza Jara Xavier D’ávila e Vanessa Bogo Caseiro Canto.

Adriana Vanessa formou-se na Unipar (Universidade Paranaense) de Umuarama e atualmente atua na Cassems, além de ser professora do curso de Auxiliar de Consultório Dentário em Naviraí.

Kátia Akemi é formada pela Unitau (Universidade de Taubaté) e possui pós-graduação em Saúde Pública e Saúde da Família. Já prestou serviços para a prefeitura de Tacuru e Naviraí, onde já coordenou o Programa de Saúde Bucal. Atualmente, é gerente do núcleo de Assistência Odontológica em Naviraí.

Maria Regina Martinelli é formada pela Unoeste e pós-graduada em Saúde Coletiva e Saúde da Família. É cirurgiã dentista concursada na secretaria estadual de Saúde, desde 1984, e atende no consultório dentário da escola estadual Presidente Médici, em Naviraí.

Tereza Jara é formada na UFMS e atua como cirurgiã dentista em Terenos, além de trabalhar em seu consultório em Campo Grande.

Formada em 2003 pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Vanessa Bogo possui pós-graduação em Saúde Pública e Saúde da Família e é funcionária da prefeitura de Jateí desde 2003, onde atua como Coordenadora Municipal do Programa Saúde Bucal. Atua ainda no Estabelecimento Penal Feminino Luis Pereira da Silva.

O presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), Francisco Grilo, participou das homenagens e afirmou que o órgão trabalha para cumprir o papel de intermediário entre a sociedade e os 4.500 profissionais odontólogos no Estado.

“Temos representantes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, e quando lidero, procuro refletir o que os colegas querem”, frisou.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Airton Morilhas, disse que o principal desafio é o de conscientizar a população sobre a necessidade de ter dentes perfeitos.

“Sabemos que vários problemas de saúde são resultado de problemas dentais, por isso é importante o tratamento”, ressaltou.

Elayne Soares, homenageada da deputada Dione Hashioka, representou os homenageados e destacou que o resultado de um bom trabalho da odontologia é o sorriso autoconfiante do paciente.