Política
Deputados recebem jovem destaque em feira mundial de ciência
O estudante do campus Nova Andradina do IFMS é o criador de um aplicativo na área de astronomia e física que ficou entre os melhores projetos do mundo
Portal AL/MS
04 de Junho de 2014 - 13:26
Destaque na maior feira mundial de ciência, o jovem Leonardo Vasconcelos Lopes foi recebido pelos parlamentares durante a sessão plenária desta quarta-feira, 4. O estudante do campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é o criador de um aplicativo na área de astronomia e física que ficou entre os melhores projetos do mundo.
Em maio, Leonardo e mais três estudantes sul-mato-grossenses tiveram projetos científicos selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O estudante do curso de Técnica de Informática desenvolveu o projeto Star Tracker, um dispositivo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android. Por meio do recurso, qualquer pessoa pode escolher uma estrela e obter a localização do astro com a ajuda de um raio laser.
O objetivo, explica o jovem, é difundir a observação astronômica e facilitar a captação de informações principalmente para estudantes e pessoas interessadas na área. A prática da observação é difícil de ser feita e com este recurso, em qualquer lugar, mesmo com poucas condições, será possível desenvolvê-la, ressaltou.
A ideia, conta Leonardo, surgiu após a participação dele no Space Camp Brasil, um encontro que visa o aprendizado de áreas como robótica, aerospacial e eletrônica tanto de forma teórica tanto de forma prática. Sai de lá fascinado e decidi estudar mais o assunto, afirma o estudante que pretende ingressar futuramente no curso de Engenharia Aeroespacial.
Antes de se destacar mundialmente, o projeto Star Tracker já foi premiado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), na modalidade Ciências Planetárias Terrestres, Matemática e Física, e também recebeu prêmios na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Sentimos orgulho ao ver um jovem estudante tão promissor, é uma satisfação tê-lo aqui no Parlamento, afirmou o deputado Junior Mochi (PMDB).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) propôs uma Moção de Congratulação ao jovem pelo feito, decisão que foi acatada pelos demais parlamentares. O Leonardo é um exemplo de que com educação e ciência, é possível reescrever o futuro dos nossos jovens, disse a deputada Dione Hashioka (PSDB).




