Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Dilma exalta envio da Força Nacional ao MA e diz estar atenta

R7

10 de Janeiro de 2014 - 15:08

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (10), por meio da sua conta no Twitter, que acompanha “com atenção” o caos no sistema carcerário e os ataques a ônibus e delegacias no Maranhão.

Dilma destacou que, já em dezembro, determinou o envio de homens da Força Nacional ao Estado e prometeu aumentar o efetivo que atua nas ruas da capital maranhense, São Luís.

Tenho acompanhado com atenção a questão da segurança no Maranhão. (...) Em dezembro determinei o envio da Força Nacional para apoiar as ações de segurança do governo do Maranhão.

A presidente destacou ainda que o Ministério da Justiça reservou vagas em cadeias sob responsabilidade pelo governo federal para detentos que estão em presídios maranhenses.

O @JusticaGovBR  [conta no Twitter do Ministério da Justiça] ofereceu vagas em presídios federais p/ transferência de presos do Maranhão. O @JusticaGovBR apoia mutirão de defensores publicos p/ análise da situação dos presos.

Na última quinta-feira (9), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve em São Luís, onde se reuniu com a governadora, Roseana Sarney (PMDB).

Dilma destacou o encontro e afirmou que o governo estadual criou um grupo de crise para combater crimes dentro e fora de presídios do Maranhão.

Ontem, a governadora Roseana Sarney anunciou criação de comitê gestor integrado, coordenado pelo governo do Estado. (...) O comitê, coordenado pelo Governo do Estado, envolve os poderes e MP maranhenses, além do @JusticaGovBR p/ ações nos presídios do MA.

A série de mensagens da presidente termina com uma declaração que diz que o envio de homens da Força Nacional, para auxiliar na segurança pública, não é exclusividade do Maranhão.

Essas medidas são similares àquelas encaminhadas nos casos de SP, RJ, SC, AL, PR, por exemplo.