Política
Dourados realiza etapa local da Conferência Nacional de Educação
O tema central será O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Dourados News
11 de Junho de 2013 - 14:47
A etapa municipal de Dourados da Conferência Nacional de Educação acontece nesta quarta-feira, com abertura às 8h na Unigran. O evento, coordenado e executado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação, tem como finalidade cumprir uma das etapas preparatórias para a Conae 2014 (Conferência Nacional de Educação), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro do próximo ano em Brasília.
O tema central será O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
A etapa municipal terá a presença de profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros, que vão discutir propostas para a melhoria da educação nacional, com base nos sete eixos temáticos. As propostas serão registradas em um relatório final a ser encaminhado para a etapa intermunicipal que acontece nos dias 24 e 25 deste mês.
PROGRAMAÇÃO
A programação da etapa municipal, que será realizada no Bloco 10 da Unigran, começa às 8h com credenciamento dos participantes. Às 9h30 acontece apresentação cultural e em seguida começam as palestras, com base nos eixos temáticos. Em seguida será aberto para perguntas.
Das 13h às 16h30 acontecem plenárias por eixos (ensalamento). Das 16h30 às 17h será realizada a eleição de delegados. Às 17h às 18h tem a plenária final para homologação dos delegados.
EIXOS
A dinâmica da conferência envolverá o debate dos sete eixos temáticos propostos pela Conferência Nacional de Educação: eixo 1 - Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; eixo 2 - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; eixo 3 - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente; eixo 4 - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; eixo 5 - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; eixo 6 - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho e eixo 7 - Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.




