Política
Em clima de Copa do Mundo, convenção do PT será a primeira em MS
Existe ainda a possibilidade de os partidos nanicos os de pouca densidade eleitoral - entrarem na disputa
Willams Araújo
14 de Junho de 2014 - 08:10
Os principais pré-candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul definiram a data de suas convenções partidárias, seguindo o calendário eleitoral estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que fixa de 10 a 30 de junho o prazo para a homologação dos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais.
Os principais candidatos à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) são o senador Delcídio do Amaral (PT), o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).
Existe ainda a possibilidade de os partidos nanicos os de pouca densidade eleitoral - entrarem na disputa. No entanto, nenhum deles se manifestou publicamente sobre o assunto.
O que se sabe é a tendência de participação na disputa majoritária do PSOL, PSTU e PTN, o último tem como pré-candidato o advogado Luiz Pedro Guimarães.
A opção dentro do PSOL é o nome do professor Sidney Mello, que concorreu a Prefeitura de Campo Grande nas eleições municipais de 2012, enquanto que o PSTU tem como possível representante no pleito o também professor Marco Antônio Monge, derrotado no mesmo período na disputa para prefeito de Corumbá.
Dentre os maiores partidos, o primeiro a realizar a sua convenção é o PT, que marcou a festa de oficialização da candidatura de Delcídio para o próximo dia 27 nas dependências do Ondara Buffet Pallace.
O ato político da coligação liderada pelo senador petista que conta até agora com 11 partidos (PT, PR, PDT, PROS, PSL, PV, PTC, PCdoB, PSDC, PTB e PRP), terá início às 14 horas.
Durante o ato, também serão homologadas as candidaturas aos cargos proporcionais (deputados estaduais e federais) e as alianças com outras legendas. No dia 28 será a vez do PSDB homologar a candidatura de Reinaldo Azambuja ao governo estadual e a chapa de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, além das coligações. A convenção do PSDB será no futuro comitê de campanha, localizado na Avenida Marechal Rondon, no Jardim Leblon, na Capital.
Nós vamos fazer (a convenção) no dia 30, mas ainda estamos definindo se será na Assembleia ou na Câmara, adiantou o presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi, em entrevista ao conjunturaonline.com.br
Mochi disse que a executiva regional ainda está finalizando os detalhes para a oficialização da candidatura de Nelsinho Trad e da vice-governadora Simone Tebet, que concorrerá ao Senado dentro da coligação que terá como principal aliado o PSB do prefeito de Dourados, Murilo Zauith.
ALIADOS
Entre os partidos aliados, o PR fará a festa para sacramentar o nome do deputado estadual Londres Machado, presidente regional do partido, como vice da chapa de Delcídio no dia 27, no plenário da Assembleia Legislativa.
PSD fará sua convenção para aprovar a coligação com o PSDB no dia 28, na qual irá homologar a candidatura do empresário Antonio João Hugo Rodrigues ao Senado. O ato deve ser realizado junto com os tucanos.
Já o PSB marcou para o dia 30, no Conselho Regional de Farmácia (Rua Rodolfo José Pinho, nº 66), a convenção na qual oficializará a coligação com o PMDB, indicando o candidato a vice na chapa de Nelsinho Trad.
Na próxima sexta-feira nós vamos nos reunir no diretório regional para encaminhar essa discussão, disse o secretário-geral do PSB no Estado, Sebastião Almeida Filho, referindo-se ao nome do candidato do partido a vice na chapa do PMDB.




