Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Entre as mais votadas, Sidrolândia terá quatro vereadoras a partir de 2021

Campo Grande News

18 de Dezembro de 2020 - 15:19

Entre as mais votadas, Sidrolândia terá quatro vereadoras a partir de 2021
As vereadoras eleitas Cristina Fiuza, Joana Michalski, Vanda Camilo e Juscinei Claro (Foto: Divulgação)

Sidrolândia elegeu quatro vereadoras para Câmara Municipal, a partir de 2021, inclusive tendo a candidata Vanda Camilo (PP) como mais votada da cidade. Elas já foram diplomadas e tomam posse das cadeiras no dia 1° de janeiro.

Além de Vanda Camilo, também foram eleitas Juscinei Claro (PP), irmã do deputado Gerson Claro (PP), Joana Michalski (PSB) e Cristina Fiuza (MDB), que é filha do ex-prefeito Daltro Fiuza (MDB), que inclusive foi eleito neste ano para mais um mandato.

As quatro vereadores ficaram entre as oito mais votadas, com Vanda na primeira colocação, Juscinei na 4° posição, Joana em quinto (lugar) e Cristina na 8° posição. O município tem direito a 15 vereadores na Câmara Municipal.

Apesar de passar de uma para quatro vereadores em 2021, um aumento de 300%, as mulheres ainda vão representar apenas 26% das vagas da Câmara Municipal. Em Campo Grande, por exemplo, a situação é bem pior já que foram eleitas duas parlamentares em 29 cadeiras, e com a recontagem de votos, pode ficar com apenas uma (Camila Jara), o que representaria 3,4% da Câmara.

Desde da última eleição, a Justiça Eleitoral tem criado ferramentas para aumentar a participação das mulheres na política, como repasse de 30% dos recursos do fundo eleitoral, no entanto ainda precisa discutir mais espaço a elas nos partidos. Também segue no Congresso Nacional projetos que preveem "reserva" de cadeiras (mulheres) nos parlamentos municipais, estaduais e federais.