Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Fabio Trad proporá obstrução de todas as matérias enquanto voto aberto não for votado

Aprovada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara em 2006, a matéria não foi alvo de consenso para a votação em segundo turno

Assessoria

30 de Agosto de 2013 - 11:00

O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) vai propor na próxima terça-feira (3) a obstrução total de todas as matérias da Câmara Federal enquanto não se votar a proposta que acaba com o voto secreto no caso de cassação de parlamentares.

"A PEC do voto aberto deve ser a prioridade das prioridades na agenda da Câmara dos Deputados. Tem que jogar luz para desinfetar todos os desvãos que abrigam os conchavos secretos da imoralidade", afirmou o deputado sul-mato-grossense.

A PEC do Voto Aberto (196/12) deve passar por duas audiências públicas na comissão especial sobre o assunto. De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a matéria já foi aprovada no Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Agora aguarda votação na comissão especial, antes de ser analisada pelo Plenário. Se for aprovado pedido de urgência, ela poderá ser apreciada diretamente pelo Plenário.

Alguns deputados defendem o fim do voto secreto não apenas para os processos de cassação, mas para todas as votações no Legislativo, previsto na PEC 349/01, que está em discussão na Câmara há 12 anos. Aprovada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara em 2006, a matéria não foi alvo de consenso para a votação em segundo turno. Depois, a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado.