Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 17 de Junho de 2024

Política

Governo Federal busca acordo para votar redução da meta do superávit

Os líderes condicionaram a votação à limpeza da pauta do Congresso, o que significa votar os vetos presidenciais

FolhaPress

12 de Novembro de 2014 - 07:08

O governo federal está fazendo um esforço conjunto com a base aliada para fechar um acordo a fim de limpar a pauta de votações de vetos do Congresso para viabilizar a votação da proposta que altera a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2014. A medida foi enviada ao parlamento na manhã desta terça-feira (11). Ela reduz a meta de superávit primário, a economia que é feita para o pagamento de juros da dívida pública, e tentar fechar as contas.

O presidente em exercício Michel Temer se reuniu na manhã de hoje com líderes do PMDB e do PT, além dos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir a votação da proposta no Congresso. Os líderes condicionaram a votação à limpeza da pauta do Congresso, o que significa votar os vetos presidenciais.

Diante da impossibilidade de cumprir a meta de economia de gastos para pagamento da dívida pública neste ano, o governo encaminhou ao Congresso projeto de lei aumentando o limite de abatimento do superávit primário com gastos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e desonerações concedidas em 2014. Para Temer, a medida permite que o governo possa continuar a investir no PAC e mantém as desonerações.