Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Política

Haroldo do Vacaria, pré-candidato a prefeito, sonha fazer de Sidrolândia referência em educação

O empresário diz que sua prioridade será a educação e terá como meta melhorar os indicadores educacionais da cidade

Flávio Paes/Região News

12 de Outubro de 2015 - 07:45

Aos 56 anos, empresário bem-sucedido, Haroldo Calves, com a experiência de uma passagem pela Câmara, resolveu aceitar o desafio de tentar viabilizar sua candidatura a prefeito de Sidrolândia por um partido novo (o Partido Ecológico Nacional), sem nenhum cacique político em seus quadros (a principal liderança regional é o deputado Lídio Lopes). 

A nova legislação, que proibiu as doações de empresas e reduziu a 45 dias o tempo de campanha, na avaliação de Haroldo, neutralizou em parte o peso do poder econômico na disputa, criando um maior equilíbrio entre as forças políticas ao ponto de possibilitar que uma legenda ainda sem expressão eleitoral possa lançar uma chapa à prefeita competitiva.

Outro fator que o empresário enxerga como positivo para alimentar suas pretensões é que praticamente todos os grandes partidos (PT, PMDB, PSDB, PP), tem alguma liderança envolvida nos recentes escândalos surgidos a partir de investigações da Polícia Federal. “Eles estão com a imagem maculada de alguma forma”, observa. Isto abrirá espaço para candidatos que representem o novo. “A direção estadual do partido nos dará plena liberdade para decidir que rumo tomar na eleição. Não haverá medidas de cima para baixo, onde as cúpulas impõem candidatos e alianças”.

E o que uma eventual administração do prefeito Haroldo Calves seria diferente das comandadas pelos grupos políticos que tem se rivalizando na administração da prefeitura? Mineiramente ele diz que o legado de todos os prefeitos deve ser respeitado com o aproveitamento daquelas coisas boas que fizeram, sem renunciar a inovação. “A sociedade pede a entrada de um novo grupo”, acredita.  

Foto: Heloisa Trindade/Região News

http://www.regiaonews.com.br/uploads/20151012093153Haroldo_Calves_Dias_(7).jpg

Haroldo Calves resolveu aceitar o desafio de tentar viabilizar sua candidatura a prefeito de Sidrolândia.

O empresário diz que sua prioridade será a educação e terá como meta melhorar os indicadores educacionais da cidade, que mesmo com todos investimentos, não é um dos melhores, sendo superado pelos alcançados por cidades nordestinas, com níveis sócio econômicos muito piores que o de Sidrolândia. Ele defende o programa que subvenciona o transporte dos universitários que estudam em Campo Grande.

Para viabilizar investimentos, Haroldo pretende criar uma estrutura de planejamento para elaborar e encaminhar projetos aos diferentes ministérios, onde imagina haver recursos à espera de bons projetos das Prefeituras. Neste aspecto ele elogia o ex-prefeito Daltro Fiúza que tinha uma postura mais agressiva, em relação ao prefeito Ari Basso, para correr em Brasília em busca de verbas federais.

Confira a entrevista: