Política
Institutos de pesquisas indicam que candidatos do PT e do PSDB estão tecnicamente empatados
O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios do estado de 10 a 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos
Jaime Mel
14 de Outubro de 2014 - 15:43
De acordo com os resultados de dois renomados institutos de pesquisas do Brasil, o IBOPE e o VOX POPULI, os candidatos à presidência da república Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB) e os candidatos ao governo do estado de Mato Grosso do Sul Delcídio do Amaral e Reinaldo Azambuja também do PT e do PSDB respectivamente aparecem tecnicamente empatados, as pesquisas foram feitas no final de semana do dia 10 ao dia 13 de outubro e foram as primeiras realizadas depois que o processo eleitoral foi para o segundo turno.
Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Reinaldo e Delcídio.
Uma Pesquisa Ibope/TV Morena divulgada nesta segunda-feira (13) aponta que o candidato tucano ao governo do Estado tem 51% dos votos validos enquanto o petista Delcídio do Amaral tem 49%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos a pesquisa então aponta empate técnico entre os candidatos.
O levantamento apontou que 7% dos entrevistados votariam branco ou nulo. Já 3% disseram não saber ou não quiseram responder.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios do estado de 10 a 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE-MS) sob o protocolo MS-00065/2014.
Dilma e Aécio empatam no Vox Populi
A presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados na disputa do segundo turno destas eleições segundo pesquisa do Instituto Vox Populi. Contudo, a petista está numericamente à frente, com 45% contra 44%.
Brancos e nulos correspondem a 5% do total de votos, mesmo percentual dos indecisos.
Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. O resultado é similar ao observado na última semana pelos institutos Datafolha e Ibope.
Desconsiderando-se os votos brancos, nulos e indecisos, os números sobem para 51% para Dilma e 49% e Aécio.
Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto no pleito para o segundo turno, e depois do anúncio do apoio público dos candidatos Marina Silva (PSB) e Eduardo Jorge (PV) ao candidato tucano. A quarta colocada nas eleições, Luciana Genro (PSOL), não declarará apoio a nenhum dos dois candidatos, apesar de desconsiderar o voto no segundo. A pesquisa foi solicitada pela Rede Record.
De acordo com o levantamento, 40% do total de eleitores avaliam positivamente o governo Dilma. Mais 37% o consideram regular e 22%, como negativo.
O levantamento mostra ainda que Dilma Rousseff vai melhor no Nordeste, enquanto Aécio lidera no Sul e no Sudeste. Ambos empatam no Norte e no Centro-Oeste.
No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% de Aécio. No Centro-Oeste e Norte, ambos têm 45%. No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36%.
A
pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 147 cidades de todo o País durante o fim de
semana. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no TSE sob
o número BR-01079/2014.




