Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Justiça faz a checagem das urnas que serão usadas na eleição

Das urnas testadas, quatro apresentaram falhas, foram encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral que vai devolvê-las com os problemas técnicos corrigidos

Flávio Paes/Região News

27 de Setembro de 2014 - 08:21

A Justiça Eleitoral concluiu na quarta-feira a checagem das 93 urnas eletrônicas que serão usadas na eleição do próximo dia 05 de outubro e as 38 que ficarão na reserva para qualquer eventualidade. A cerimônia de inseminação das urnas foi realizada no Cartório Eleitoral na presença do juiz eleitoral Fernando Moreira Freitas da Silva e da Promotora Eleitoral, Danielle Borghetti, além de dirigentes de vários partidos (PDT, PMDB, Solidariedade, PT, PSDB).

Das urnas testadas, quatro apresentaram falhas, foram encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral que vai devolvê-las com os problemas técnicos corrigidos. As urnas serão distribuídas na sexta-feira, dia 3 de outubro, das 8 às 18 horas. Em Sidrolândia funcionarão 93 seções em 19 locais de votação.

As seções 75 e 87 que funcionavam na sede social do Barra Nova I, foram transferidas para extensão da Escola Monteiro Lobato do Barra Nova II. Os 256 mesários que atuarão  já foram treinados

O processo

Durante o processo de inseminação uma urna é escolhida aleatoriamente e, através de um programa, ela é induzida a processar como se estivesse no dia da eleição, para verificar se tudo está funcionamento normalmente.

Em seguida, são lacradas e os dados de verificação são transmitidos ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A inseminação é a inserção, em cada uma das urnas que serão utilizadas, de informações referentes aos dados dos candidatos e eleitores de cada seção eleitoral.