Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Política

Marçal anuncia vinda da carreta da saúde à Dourados

Pelo cronograma da carreta, no dia 12 ela vai estar no Grande Água Boa, no dia 13 vai atender o Grande Parque das Nações.

Assessoria

11 de Fevereiro de 2014 - 14:53

Dourados receberá nesta quarta-feira (12) a Carreta da Saúde. Uma iniciativa do laboratório Novartis por meio de convênio com o Ministério da Saúde, que busca a prevenção de doenças como a hanseníase dentre outras. O equipamento vem ao Mato Grosso do Sul, pela primeira vez, em atenção ao pedido do deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) que conheceu a carreta em Brasília através do Ministério da Saúde, no ano passado, quando relatou o Orçamento da União para a Saúde de 2014.

O veículo que está no estado desde o dia 29 de janeiro. “Fiz todo o esforço para que a carreta viesse ao nosso estado, mas, especialmente à Dourados onde a questão da saúde é mais do que urgente” aponta Marçal. Ele explica que também por isso, buscou apoio para ampliar as ações da carreta de forma que ela não fará só atendimentos na área de dermatologia.

“Teremos ainda pediatria, clínica-geral, oftalmologia, psicologia além de aferições de pressão arterial, controle do diabetes e também várias atividades como palestras, oficinas, consultoria jurídica, brinquedos infláveis para as crianças e etc.” completa.

Pelo cronograma da carreta, no dia 12 ela vai estar no Grande Água Boa, no dia 13 vai atender o Grande Parque das Nações. Dia 14 o evento vai atender a Região do Cachoeirinha e 4º Plano, já no último dia em Dourados a carreta vai atender a região do Climax, Grande Flórida e Grande itália. Escolas estaduais nesses bairros receberão as atividades.

Para Marçal o problema da saúde pública em Dourados está longe de ser solucionado.

“As ações da carreta são um alento, uma contribuição para essas pessoas que estão sofrendo com a falta dos serviços de saúde. É uma forma de minorar essa situação. Além de que será um dia de distração e conscientização quanto à importância da prevenção de doenças, como é o caso da hanseníase. Uma doença silenciosa que em quase todos os casos, quando diagnosticada já se encontra em estado avançado e de difícil tratamento” completa o parlamentar.

Mais Saúde

Marçal Filho tem estado atento aos problemas que a população de Dourados vem enfrentando no acesso à saúde pública. Uma situação que se arrasta há alguns anos.

“Já sabemos que além de mais investimentos e mais profissionais trabalhando, é preciso melhor gestão do dinheiro da saúde. Mas Dourados com as suas dimensões demográfica e econômica demanda também da criação de mais leitos. Este problema terá fim através da construção do Hospital Regional que viabilizamos ao final do ano passado por convênio com o Ministério da Saúde, que prevê mais 250 leitos” explica o deputado.