Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Para Figueiró, voto aberto faz parte dos anseios da sociedade que esteve nas ruas

A câmara dos deputados aprovou na noite de terça-feira (3), por unanimidade o fim do voto secreto

Midiamax

05 de Setembro de 2013 - 15:16

O senador Ruben Figueiró (PSDB) declarou na manhã desta quinta-feira (5) que é favorável ao voto aberto em toda e qualquer situação. Para o senador, o fim do voto secreto faz parte dos anseios da sociedade que esteve nas ruas pedindo mais transparência. A câmara dos deputados aprovou na noite de terça-feira (3), por unanimidade o fim do voto secreto. A matéria segue para o senado, onde também precisa ser aprovada em dois turnos.

Para Figueiró, o voto deve ser aberto sem exceção. “Minha posição é muito clara. Sou favorável porque o parlamentar precisa ser observado a ter suas decisões conhecidas amplamente pela opinião pública. E não pode haver dúvidas”, frisou.

O senador avalia que a voto aberto leva em consideração que o povo brasileiro precisa saber como se manifestou seu representante, ‘de forma aberta, ampla, geral e irrestrita’. “Nem voto para indicação de ministros ao STF (Supremo Tribunal Federal) não pode. Tem que ser tudo às claras”, ponderou.

Segundo o parlamentar a transparência é o que a sociedade está querendo. “O povo precisa olhar para seu parlamentar e saber como ele pensa, decide e vota. Já foi o tempo do escurinho do cinema”, finalizou.