Política
Partidos aproveitam janela partidária para reforçar quadros e montar chapas fortes
O PDT foi o partido que mais se fortaleceu em termos de filiados com potencial eleitoral
Flávio Paes/Região News
07 de Abril de 2016 - 10:45
Com a tendência da formação de chapa pura para disputar vagas na Câmara Municipal, os partidos aproveitaram a janela partidária, encerrada no último dia 2, para reforçar seus quadros, atraindo lideranças dos mais diversos segmentos. O PSB, conta com dois vereadores, fez 215 filiações, incluindo o coordenador Municipal de Habitação, Lo Lun Paul, que estava no PROS.
O PDT foi o partido que mais se fortaleceu em termos de filiados com potencial eleitoral. A legenda, junto com o PSDB, passou a ter a maior bancada na Câmara (4 integrantes), no final do prazo, conseguiu levar para seus quadros a diretora administrativa do Hospital Elmiria Barbosa, Vanda Camilo, que era cortejada por outros partidos, como o PSDB, no qual é filiado o presidente da entidade mantenedora da instituição, Jair do Nascimento.
Vandinha, como é conhecida, embora nunca tenha disputado eleição, tem vasta experiência política, tendo sido, coordenadora de sucessivas campanhas do ex-deputado Ary Rigo; teve papel central na primeira eleição do vereador Waldemar Acosta, em 2008. Por sua competência no trabalho que exerce no hospital, foi mantida no cargo mesmo com a mudança de presidente.
Fotos: Reginaldo Mello/Marcos Tomé RN
Vandinha é a diretora administrativa do Hospital Elmiria Barbosa, presidente do Sindicato dos Servidores Idemar Aquino.
Temos aproximadamente 600 filiados no PDT. Vamos ter uma chapa forte, destaca o presidente da Executiva Municipal do PDT, Waldemar Acosta. Além de ter atraído Vanda Camilo, o partido filiou lideranças como a professora Viviane Rodrigueiro, do Capão Seco; o presidente do Sindicato dos Servidores Idemar Aquino; Jucimar Clementino; Aretuza Nantes; Carlos do João Batista e a professora Cleide de Oliveira. São 18 pré-candidatos a vereador.
O PSDB, que conta com quatro vereadores, também reforçou seus quadros. Filou lideranças como o ex-cacique da Aldeia Tereré, Valcélio Figueiredo, ex-vice-presidente do diretório municipal do PMDB, aliado histórico do ex-prefeito Daltro Fiuza. Na semana passada foi à vez do médico, ex-vereador, ex-presidente da Câmara, Newton Renato Couto, ingressar nos quadros tucanos. Junto com ele, foi também a esposa, Leila Couto, secretaria municipal de Saúde.





