Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Política

Pré-candidatura de Delcídio está "derretendo", diz Antonio João

Antonio João ressalta que em resposta ao silêncio petista, o eleitor sul-mato-grossense começa a se esboçar reação, pois não só no Estado

Correio do Estado

03 de Maio de 2014 - 10:40

Para o ex-senador e presidente regional do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues, o resultado da última pesquisa feita para medir a intenção de votos dos campo-grandenses acerca do próximo governador do Estado, é reflexo da onda de denúncias que o senador e pré-candidato à sucessão estadual, Delcídio do Amaral (PT), vem sofrendo e está “derretendo” sua possível candidatura.

Segundo amostragem feita pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), divulgada ontem (2), o petista caiu 8,55 pontos percentuais, passando de 42,15% em fevereiro para 33,60% em abril. O período abrange exatamente a enxurrada de denúncias envolvendo o senador aos escândalos da Petrobras, que supostamente ocasionaram rombo de milhões aos cofres da estatal.

Além disso, para o dirigente, a imagem desgastada da presente Dilma Rousseff (PT) não só dilui a tentativa de reeleição da chefe do Executivo, mas também ajuda a desintegrar a pré-candidatura de Delcídio em Mato Grosso do Sul. “Quando explodem denúncias como estas, é evidente que o eleitor tem que reagir, ele está reagindo contra a Dilma e a candidatura dela está derretendo, então vai derretendo a do Delcídio aqui também”, avaliou. Outro fator agravante é ausência de explicações plausíveis às denúncias que ligam o senador aos escândalos.

“Quanto a parte que atinge diretamente o senador da República que, para azar dele ou incompetência ou desnorteio seja lá o que for, não vem a público esclarecer de forma absolutamente clara com tranquilidade quais são as denúncias e por quê ele não tem nada a ver com elas. Então ele não faz isso”, disse.

Antonio João ressalta que em resposta ao silêncio petista, o eleitor sul-mato-grossense começa a se esboçar reação, pois não só no Estado, mas todo o Brasil a população está cada vez mais intolerante à corrupção. “O eleitor pode ser tudo, menos idiota. O povo está muito anticorrupção e reage forte a isso”, resumiu. Ainda conforme ele, o histórico do senador na eleição de 2012 também não contribui para angariar votos, uma vez que ele apoiou o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) cassado em março deste ano por improbidade administrativa.

Falta coragem

Sobre as provocações que Delcídio tem feito por meio das redes sociais de forma indireta às matérias e pesquisas veiculadas pelo Correio do Estado, o líder do PSD associa a falta de coragem em expressar verdadeiramente opinião, já que o senador apenas faz insinuações, nunca cita nomes de pessoas ou do veículo de comunicação.

“Ele não cita nem Antonio João, nem Correio do Estado, isso é próprio das pessoas que não têm coragem de assumir as coisas que falam. Coloca São Jorge no meio, versículo, como se ele fosse muito religioso, então ele vai fazer isso porque ele não tem o que fazer, ele vai desacreditar aquilo que é a realidade para que isso não cause mais danos ainda”.