Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Dezembro de 2025

Política

"Precisamos discutir alternativas para melhorar a segurança dos motociclistas”, diz Reinaldo Azambuja

A “Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas” deve ser realizada no período que inclui o dia 27 do mês de julho de cada ano.

Assessoria

15 de Novembro de 2013 - 10:10

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, de autoria do deputado federal Carlos Sampaio, líder do PSDB. O projeto propõe a divulgação de medidas para reduzir o número de acidentes envolvendo motos no País.

Relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) votou pela aprovação da proposta Projeto de Lei nº 5.855, de 2009, nos termos do Substitutivo da Comissão de Viação e Transportes. Para Reinaldo, medidas educativas podem ajudar a reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito.

“Precisamos discutir alternativas para melhoria da segurança dos motociclistas, formas de incentivo à observância das regras do Código de Trânsito e conscientizar os motoristas e motociclistas que o respeito no trânsito pode salvar inúmeras vidas”, afirmou Reinaldo Azambuja. “As campanhas educativa devem ser permanentes, mas se o projeto for aprovado, seria instituída uma semana para debater especificamente esse assunto”, completou.

Segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos. Foram 11.268 mortes no país em 2011, contra 3.100 em 2001.

A “Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas” deve ser realizada no período que inclui o dia 27 do mês de julho de cada ano. A data foi definida pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) como a mais adequada para se comemorar o dia do motociclista, em homenagem a um ex-mecânico de motocicletas, Marcus Bernardi, de Sorocaba (SP), falecido em 1974.