Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 24 de Fevereiro de 2026

Política

PSDB e aliados esperam Reinaldo na convenção que vai homologar candidaturas e alianças

O clima no PSDB é de otimismo com as chances de reeleição. Avalia-se que a oposição perdeu densidade com a desistência do ex-prefeito Daltro Fiúza.

Flávio Paes/Região News

04 de Agosto de 2016 - 14:50

Na expectativa da presença do governador Reinaldo Azambuja, que ainda não confirmou participação, o PSDB e os partidos aliados realizam hoje a partir das 17 horas a convenção para homologar a chapa majoritária (Ari Basso/Jurandir Cândido) e duas chapas com 60 candidatos a vereador. A escolha do vereador e médico Jurandir para vice chegou a provocar alguns ruídos de insatisfação no ninho tucano, à situação foi contornada.

Os vereadores Ilson Peres e Vilma Felini a principio não gostaram da escolha, pois pleiteavam a vaga, acabaram absorvendo a definição. “Vamos pra luta e ganhar a eleição”, limitou-se em comentar a vereadora Vilma envolvida na organização de logo mais à tarde.

Até ontem a vaga de vice estava reservada para acomodar o PMDB, caso a proposta de aliança com o principal rival do PSDB na cidade, fosse consumada. Os peemedebistas rejeitaram a oferta e foi então que prevaleceu à opção por chapa pura com perfil parecido da lançada em 2012, quando o vice também foi um médico (o pediatra Marcelo Ascoli, agora adversário na disputa pela prefeitura). Nos últimos dias foram especulados vários nomes de vice, todos empresários e produtores rurais.

O clima no PSDB é de otimismo com as chances de reeleição. Avalia-se que a oposição perdeu densidade com a desistência do ex-prefeito Daltro Fiúza (que aparecia na liderança em algumas pesquisas internas). O PMDB se dividiu, não conseguiu viabilizar um candidato próprio (já que Daltro saiu do páreo na véspera da convenção).

Fiúza sequer apareceu na convenção que homologou a aliança com o PSL e a escolha do candidato a vice, o jovem advogado, Wellison Muchiutti, o “Amarelo”, gerou descontentamento no partido e em aliados como PR e PTB. O ex-governador André Puccinelli, que na última hora tentou uma manobra para viabilizar a aliança com os tucanos, foi voto vencido.

Chapa

A coligação governista terá duas chapas para disputar vagas na Câmara. Uma chapa reunirá os candidatos o PSB, PTC, PROS, PPS e PSC, que trabalha com a perspectiva de fazer três vereadores. A outra chapa, considerada mais pesado, porque terá seis vereadores candidatos a reeleição, agrupará PSDB/PDT/PMN/. O PDT inicialmente não concordava numa chapa com o PSDB (preferia coligar com o PSB), mas acabou aceitando.