Política
PSDB quer vice com perfil de gestor para compor chapa da reeleição
O PDT, que já recebeu propostas de aliança do PSL e do PMDB, também reivindica a vaga de vice, além de influência nas áreas de Educação e Desenvolvimento Rural.
Flávio Paes/Região News
10 de Julho de 2016 - 22:08
Ainda tentando atrair o PDT e tendo já o apoio do PSB, PROS, PPS e PTC, o PSDB espera compor a chapa encabeçada pelo prefeito Ari Basso com um vice com perfil de gestor, afinado com o estilo administrativo tucano imprimido nesta primeira gestão, baseado no equilíbrio das contas públicas, pouca pirotecnia publicitária, políticas públicas descontaminadas de paternalismo.
O prefeito Ari Basso já disse a interlocutores que prefere perder a eleição, mas não transige de alguns princípios, um deles e exatamente é aceitar, por estratégia eleitoral, a imposição de um companheiro de chapa com quem não tenha afinidade.
O PSB reivindica a vaga de vice para o vereador Edno Ribas, invocando em favor dele, o fato de ter sido o mais votado na zona rural, por onde tem feito incursões nos últimos dias em companhia do prefeito nas vistorias a serviços de manutenção de estradas.
O PDT, que já recebeu propostas de aliança do PSL e do PMDB, também reivindica a vaga de vice, além de influência nas áreas de Educação e Desenvolvimento Rural. Entre os pedetistas aparecem como potenciais indicados o presidente da Câmara Municipal, David Olindo e o empresário Moacyr Almeida, que não conseguiu viabilizar-se como candidato a prefeito.
Outro entendimento dos tucanos (que certamente vai gerar reações entre os aliados) é a resistência em firmar aliança a partir do loteamento prévio do futuro Governo, que só se efetivará logicamente em caso de vitória.
A entrega do comando de Secretarias por mera indicação política sem que o apadrinhado para o cargo tenha experiência ou qualificação técnica para o posto, não foi avaliada como uma experiência a ser repetida. Na gestão atual o PDT indicou o ex-vereador Antônio Galdino para a Secretaria de Infraestrutura, de onde saiu em abril para ser candidato. Na atual equipe do Governo, o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilmar Antunes, é dirigente do PSB, enquanto a professora Ana Marqueti, do PTC, comanda o departamento da Habitação.




