Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Questão indígena só será solucionada com envolvimento da sociedade

Para Puccinelli, se o Governo Federal não encaminhar uma resposta conclusiva aos produtores rurais e indígenas poderá haver conflitos graves no Estado.

Assessoria

02 de Agosto de 2013 - 09:40

O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) pediu o envolvimento de toda a sociedade para uma solução na disputa de terra entre indígenas e produtores rurais em Mato Grosso do Sul. Para o deputado sul-mato-grossense, uma possível solução não deve desrespeitar direitos adquiridos pelos colonos, mas também não pode passar ao largo dos direitos dos índios.

“É preciso que ambos os lados deste embate baixem as armas e conversem pelo bem do Brasil. Não é possível que o clima seja acirrado ao ponto de brasileiros se colocarem em posição de conflito. É possível caminhar para uma solução negociada que atenda as principais reivindicações de cada lado. Para isso todos devem dar um passo atrás e abrir a possibilidade de um diálogo”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Nesta semana, o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) disse estar "apavorado" com o desfecho dos conflitos. Na próxima segunda-feira (5), o grupo de trabalho do governo federal apresentará a proposta para solucionar o problema no Estado. Estima-se que só investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão pode acabar com a guerra por terra entre índios e produtores rurais.

Para Puccinelli, se o Governo Federal não encaminhar uma resposta conclusiva aos produtores rurais e indígenas poderá haver conflitos graves no Estado. O Governo federal pretende arrendar as áreas em conflito até o fim do impasse. Nesse caso, os índios entram na terra e os produtores receberiam pelo aluguel. Com o fim definitivo do caso, os produtores poderão ser indenizados.