Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Política

Reinaldo vai a Dourados neste sábado para Dia "D" da Caravana da Saúde

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) Vai a Dourados neste sábado (15) para participar da abertura oficial da Caravana da Saúde

Dourados News

16 de Abril de 2016 - 07:16

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai a Dourados neste sábado (15) para participar da abertura oficial da Caravana da Saúde. Ele será recepcionado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) e mais autoridades locais em cerimônia na sede do evento, que acontece no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o "Jorjão", no Jardim Água Boa.

A agenda de Reinaldo no sul do Estado começa por Fátima do Sul, onde visita o Hospital das Sias onde são feitas parte das cirurgias da Caravana. Às 9h chega ao "Jorjão" em Dourados, atende a imprensa às 9h30, percorre a Caravana e visita parceiros do projeto a partir das 9h50 e às 11h30 será a cerimônia de abertura.

Além de oficializar o início das atividades do evento, ainda será feita a assinatura do termo de compromisso de doação que, entre si, celebram o Governo do Estado e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Também será feita a entrega de certificados de conclusão de curso da Defesa Civil.

Reinaldo estará em Dourados num dos Dias "D" da Caravana da Saúde, que seguem até domingo no "Jorjão" das 7h às 17h. Apesar de o evento ter começado já na quinta-feira (14) e seguir até o dia 26, nos Dias "D" é realizada a maior parte dos atendimentos de consultas de especialidades e exames, além de contar com a presença dos parceiros.

Com isso, as consultas de oftalmologia que já são feitas vão continuar acontecendo através da chamada demanda espontânea, ou seja, basta a pessoa – preferencialmente acima de 55 anos de idade -, procurar o evento para receber a consulta. O principal objetivo é diagnosticar a agendar cirurgias para casos de catarata.

Nos Dias "D" também são feitas as chamadas consultas de especialidades, que incluem ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia, proctologia e outras. Após as consultas, se for o caso, os pacientes serão encaminhados para a realização das cirurgias eletivas em hospitais de apoio da Caravana.

Além dessa parte, ainda há os serviços levados pelos 40 parceiros que participam das atividades. Entre estes estão o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Defensoria Pública, Hemosul, Hospital do Câncer de Barretos, Polícias Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Corpo de Bombeiros, entre vários outros.

Entre os serviços levados, estão, por exemplo, o de casamento realizado na justiça itinerante pelo Tribunal de Justiça, emissão de RG, doação de sangue, mamografias, exames preventivos de câncer de colo do útero, avaliação de condições dos motoristas, ensino de escovação correta, orientação farmacêutica, assistência jurídica, entre outros.