Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Série de encontros do PSDB dá tom de pré-campanha ao governo de MS

No âmbito do Pensando MS, a região do primeiro encontro abrangeu os municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

Willams Araújo

26 de Outubro de 2013 - 09:55

A série de encontros regionais do PSDB como parte do programa "Pensando Mato Grosso do Sul” dá o tom de pré-campanha do partido ao governo estadual, repetindo a mesma movimentação tucana rumo à prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2012.

No ano passado, o deputado federal Reinaldo Azambuja, principal estrela tucana no Estado, deu a largada a sua campanha após o projeto “Pensando Campo Grande”, estratégia adotada pela cúpula partidária para bater na porta do eleitorado e pedir sugestões para montagem de sua plataforma de governo.

Apesar de ter ficado em terceiro lugar na disputa do ano passado, atrás de Alcides Bernal (PP) e do deputado federal Edson Giroto (PMDB), Reinaldo Azambuja se credenciou a alçar voo solo para enfrentar, se for o caso, o senador Delcídio do Amaral (PT) e o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), hoje secretário de Articulação com os Municípios, segundo os analistas políticos.

Antes, porém, o deputado tenta se viabilizar politicamente para eventual candidatura ao Senado. Assediado por Delcídio para ser seu companheiro de palanque, Reinaldo Azambuja depende do aval da cúpula nacional do PSDB, que trabalha para eleger o senador Aécio Neves (PSDB-MG) presidente da República, o que deve dificultar o acordo com os petistas.

Nesse caso, ele teria de enfrentar o governador André Puccinelli (PMDB), visto como favorito para conquistar o cargo.

CALENDÁRIO

Aprovado no começo da semana pela comissão executiva regional do PSDB, o calendário de encontros regionais do “Projeto Pensando MS” indica que o próximo compromisso dos tucanos será na cidade de Nova Andradina no dia 9 de novembro.

Contando com o de Aquidauana, que ocorreu no último sábado (19), serão dez encontros ao longo do projeto que está sendo realizado em todos os 79 municípios do Estado.

Os próximos eventos ocorrerão em 23 de novembro, em Rio Verde; 7 de dezembro em Jardim; 14 de dezembro em Naviraí; 1º de março em Ponta Porã; 15 de março em Paranaíba e 29 de março em Dourados. De acordo com a cúpula do PSDB, dois encontros ainda não têm data marcada: o de Corumbá e o último, em Campo Grande.

Quanto ao primeiro encontro, em Aquidauana, os membros da comissão executiva avaliaram como positivo o evento. Mais de 300 pessoas lotaram a Câmara de Vereadores do município, no último sábado.

No âmbito do Pensando MS, a região do primeiro encontro abrangeu os municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

Na prática, o Pensando MS consiste em ouvir a população do Estado para, a partir de então, elaborar um projeto de governo que contemple as potencialidades regionais, bem como proponha soluções para as demandas em cada região.

O projeto está sendo coordenado pelo próprio Reinaldo Azambuja. Ele esclareceu que o “Pensando MS” se estrutura num tripé: os seminários regionais, o levantamento junto aos moradores e consulta a especialistas e representantes da sociedade civil organizada, ouvindo pessoas e entidades como professores, pesquisadores, OAB, sindicatos, ex-prefeitos, associações comerciais, dentre outros.