Política
TRE-MS recebe 552 pedidos de registro de candidatura
Conforme a assessoria de imprensa do órgão, houve um aumento de 210 registros em relação a 2010.
G1 MS
08 de Julho de 2014 - 07:39
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) recebeu 552 pedidos de registro de candidaturas para as eleições de 2014. Conforme a assessoria de imprensa do órgão, houve um aumento de 210 registros em relação a 2010.
Segundo a Secretaria Judiciária do Tribunal, foram registrados 6 candidatos a governador e vice; 6 candidatos ao cargo de senador, com 2 suplentes cada; 126 candidatos para deputado federal; e 396 candidatos a deputado estadual.
Os editais com a lista de pedidos foram publicados nesta segunda-feira no Diário de Justiça Eleitoral (DJEMS). Os pedidos do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) estão disponíveis na edição da última quinta-feira (3) do DJEMS.
Candidatos, partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral têm cinco dias para solicitar a impugnação do pedido de registro que não atenda aos requisitos exigidos pela Constituição e legislação eleitoral para o cargo eletivo. Há ainda o prazo de dois dias para o próprio candidato requerer o seu registro, se o partido ou coligação não efetuou o pedido, desde que escolhido em convenção.
O TRE disponibilizou em seu site um sistema para consulta de candidaturas, o DivulgaCand, que permite também consultar a situação do pedido de registro do candidato e pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha.




