Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Política

Vadinho pede ao prefeito que faça ponto facultativo em aniversário da morte de Oziel Gabriel

O assassinato ocorreu na Fazenda Buriti, onde um grupo de Terenas ocupou uma área, dando início ao conflito em 15 de maio de 2013

Assessoria Câmara Municipal

28 de Maio de 2014 - 22:17

O vereador Vadinho (PT) encaminhou para a Mesa Diretora na Sessão Ordinária da última segunda-feira (26) um pedido de ponto facultativo no dia 04 de junho. A solicitação, que será protocolada ao Executivo, aconteceu durante o Grande Expediente, e tem como objetivo lembrar a data da morte do indígena Oziel Gabriel, executado durante um conflito de terras na Área Rural de Sidrolândia. 

Oziel foi alvejado com um tiro nas costas e mesmo sendo atendido no Hospital Elmíria Silvério Barbosa não resistiu. O assassinato ocorreu na Fazenda Buriti, onde um grupo de Terenas ocupou uma área, dando início ao conflito em 15 de maio de 2013. A reivindicação dos indígenas era por uma nova demarcação de terras. 

A Justiça Federal chegou a determinar na ocasião uma multa diária de R$ 1 milhão por dia à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), caso os indígenas não abandonassem o local pacificamente. A decisão foi expedida no dia 02 de junho do mesmo ano, dois dias antes da morte de Oziel Gabriel.

A Fazenda Buriti no período era de posse do engenheiro, pecuarista e ex-deputado-estadual, Ricardo Bacha. Além da propriedade, outras quatro também foram invadidos por 1600 indígenas, gerando no episódio confrontos entre os Terena e policiais.