Política
Vilma segue a sua cruzada pela vida no Trânsito e cobra medidas na Avenida Mato Grosso
A indicação de Vilma Felini será encaminhada ao Poder Executivo, pela implantação de mais duas lombadas eletrônicas
Assessoria da Câmara
03 de Junho de 2014 - 14:28
Antenada com o que acontece nos países de Primeiro Mundo, Vilma Felini (PSDB) invocou na sessão ordinária de segunda-feira (02), um termo que mudou o conceito de mobilidade em países como Inglaterra, Alemanha, Itália e Estados Unidos. A sua indicação por controle maior de velocidade dos veículos na Rua Mato Grosso trouxe a tribuna uma discussão de vanguarda: o Traffic Calming.
Eu mesmo faço questão de seguir na velocidade determinada pela via. Se é 30 km/h ando assim e pode buzinar a vontade que não vou correr, disse Ilson Peres (PSDB) também preocupado com a instalação de medidas para controle de velocidade nas principais avenidas de Sidrolândia.
A indicação de Vilma Felini será encaminhada ao Poder Executivo, pela implantação de mais duas lombadas eletrônicas, além da restauração das existentes na avenida. O Diretor de Trânsito da Prefeitura, José Rodrigues (Zé Cojake) garante a Administração Municipal tem dialogado com o Detran/MS sobre a demanda, tendo já definido inclusive pontos estratégicos de aplicação da medida.
Em 2014, Vilma Felini tem participado de forma ativa, juntamente com Peres, Edno Ribas (PDT) e Waldemar Acosta (PDT) de ações pela manutenção de vidas no trânsito. No mês de abril, o grupo acolheu as reivindicações de parentes de vítimas fatais na BR-060 e organizou semanas depois no Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) uma reunião para a cobrança de modernização da rodovia.
A mobilização que levou ao órgão o prefeito Ari Basso, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Di César, além de seis vereadores surtiram efeitos positivos. O Governo Federal já anunciou que irá recuperar a BR-060 entre Campo Grande e Bela Vista, implantando radares no trecho que fica na Serra de Maracajú.
Edno e Peres são os responsáveis ainda por um abaixo assinado pela ampliação do Detran de Sidrolândia. Os vereadores lutam por um melhor atendimento da população, que hoje sofre com uma unidade do órgão, figurada no mesmo patamar de 2004. Em dez anos porém o número de carros do município triplicou.
O conceito de Traffic Calming prevê a valorização das pessoas e não dos carros no trânsito. O movimento começou na Inglaterra na década de 90, quando foram estudados redutores físicos de velocidade. Em vinte anos, o Traffic Calming teve influência em medidas históricas como a transformação da Times Square em uma área exclusiva para pedestes, em 2009.




