Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Região

Aeroporto de Naviraí deve ter pista ampliada e ganhar cercamento padrão ANAC

Gerência de Serviços Públicos tem feito melhorias básicas como limpeza na cabeceira da pista e cascalhamento de vias de acesso.

Assessoria

07 de Abril de 2022 - 07:30

Aeroporto de Naviraí deve ter pista ampliada e ganhar cercamento padrão ANAC
Aeroporto deve ganhar pista nova e ampliada e sala de embarque. Foto:

A Prefeitura de Naviraí tem feito constantes melhorias no Aeroporto Municipal com o objetivo de manter o licenciamento junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Recapeamento e ampliação da pista, além do cercamento total da área são os próximos objetivos.

Ponto de apoio para toda região Conesul do Estado, o local recebe vôos particulares que trazem investidores ao município, além de possibilitar o rápido transporte de pessoas que precisam de cuidados médicos em grandes centros, como, por exemplo, os pacientes renais transportados para transplante.

De acordo com Fabiano Costa, secretário de Serviços Públicos, alguns trabalhos para melhoras a funcionabilidade do aeroporto já foram feitos pela administração municipal, como adequação da biruta, limpeza na cabeceira da pista com remoção de árvores que atrapalharam a aproximação das aeronaves. A documentação também precisou ser atualizada para evitar que o Aeroporto Municipal perdesse a licença. “Tivemos que cuidar da documentação e hoje o Aeroporto segue regular junto à ANAC”, explica. Segundo ele, as melhorias vão continuar, inclusive com a construção de uma sala de embarque, além dos cascalhamento das vias que dão acesso ao Aeroporto.

Aeroporto de Naviraí deve ter pista ampliada e ganhar cercamento padrão ANAC

Nova Pista

Feitas as melhorias básicas, adequações mais complexas estão nos planos e devem ter início em breve. Segundo Fabiano, o Aeroporto deve ganhar uma nova pista, além do cercamento padrão ANAC. “O projeto para recapeamento e ampliação da pista já está sendo feito e, assim que for entregue, há o compromisso do Governo do Estado em executá-la”, explica.

Sobre o cercamento de todo o Aeroporto Municipal, a obra está no processo licitatório. Fabiano explica que essa obra é importante para evitar acidentes provocados por animais que possam invadir a pista. “Esse cercamento padrão ANAC evita que qualquer tipo de animal de médio ou grande porte possa invadir a pista, já que o alambrado é chumbado junto à uma viga no solo. Tem todo um regramento de segurança aeroportuária, por isso sua importância”. O valor total da obra é de aproximadamente R$ 2,4 milhões e a licitação acontece na próxima quinta-feira (7) pelo Governo do Estado.