Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Região

Durante operação, PM recupera 25 cabeças de gado e prende 10 pessoas

A nova etapa dos trabalhos foi iniciada na segunda-feira (18).

Campo Grande News

21 de Março de 2024 - 14:20

Durante operação, PM recupera 25 cabeças de gado e prende 10 pessoas
Viaturas e helicóptero usados durante a operção (Foto: Divulgação).

Durante a segunda fase da operação “Carcará I”, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) recuperou 25 cabeças de gado e prendeu 10 pessoas. A nova etapa dos trabalhos foi iniciada na segunda-feira (18) na cidade de Bela Vista, que fica a 324 km de Campo Grande, e na região.

A operação tem como objetivo reprimir crimes nas áreas rurais no Estado, com foco maior no crime de abigeato, que são os furtos de gado. O planejamento da “Carcará I” é planejado pelo Comando de Policiamento Rural da PMMS. Conforme divulgado, a intensificação do policiamento deve prosseguir pelos próximos 90 dias no município.

Em balanço da PM foi divulgado que durante a primeira fase da operação foram recuperados 25 cabeças de gado, enquanto duas pessoas foram presas cometendo o crime de abigeato. Outros três foragidos da justiça e um traficante de drogas também foram presos. Durante a ação também foram apreendidas 10 armas de fogo. Também foram recuperadas uma carreta que havia sido roubada em Goiás e uma caminhonete furtada.

Durante operação, PM recupera 25 cabeças de gado e prende 10 pessoas
Armas apreendidas em cima de viatura (Foto: Divulgação).

Nesta semana não houve registros de casos de furto de gado na região de Bela Vista. Novas edições da operação estão programadas para acontecerem na região sul do Estado e no Pantanal, com ações que atendam às características de cada local.

Programa Campo Mais Seguro -  A BPMRu (Batalhão de Polícia Militar Rural) faz parte do  programa Campo Mais Seguro, e durante a operação as equipes realizam trocas de informações com a população rural, por meio da rede de vizinhos em alerta. Também são realizadas visitas técnicas e monitoramento das propriedades rurais.

O programa realiza atividades de prevenção e identificação de pontos vulneráveis, para que possa ser indicada soluções de segurança para os moradores. Após serem cadastrados as propriedades recebem uma placa de identificação e passam a integrar o sistema de monitoramento.

Ao participar do programa, serão cadastrados no sistema de georreferenciamento da PM dados com a quantidade e o nomes dos funcionários, marcas de implementos agrícolas, telefone de contato, dentre outras informações. No Estado, aproximadamente 9.866 propriedades rurais estão cadastradas.