Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Ademir Osiro vai assumir Secretaria de Desenvolvimento Econômico; veja biografia

A escolha de Osiro foi confirmada pela prefeita Vanda Camilo (PP) e a nomeação será publicada no próximo dia 2 de agosto.

Marcos Tomé/Região News

27 de Julho de 2021 - 00:00

Ademir Osiro vai assumir Secretaria de Desenvolvimento Econômico; veja biografia
Ex-vereador Ademir de Souza Osiro (PSD). Foto: Divulgação

O ex-vereador Ademir de Souza Osiro (PSD), vai assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em substituição ao presidente do Rede Sustentabilidade, Eidson Brito. A escolha de Osiro foi confirmada pela prefeita Vanda Camilo (PP) e a nomeação será publicada no próximo dia 2 de agosto.

Além da entrada de Osiro no primeiro escalão, a prefeita vai confirmar a ida de Luiz Carlos Alves Pitó para a Secretaria de Saúde onde substituirá o médico Renato Couto. A contadora Edilene da Cruz deve ser confirmada na Secretaria de Fazenda, sucedendo Luiz Carlos no cargo.

Osiro, que é filiado ao PSD e tem ligações políticas com o senador Nelsinho Trad, presidente regional da sigla no Mato Grosso do Sul, traz para gestão a experiência dos vários cargos públicos que já exerceu. Aos 28 anos foi escolhido pelo então prefeito Enelvo Felini, diretor presidente do Previlândia (Instituto Municipal de Previdência dos Servidores da Prefeitura), cargo que hoje é ocupado por seu cunhado, Nélio Paim.

Aos 30 anos em 2000, foi eleito o vereador mais votado com 635 votos, votação que na época representou mais de 5% dos votos válidos. Dois anos mais tarde, Ademir foi eleito presidente da Câmara Municipal e coube à Mesa Diretora, que ele comandou, inaugurar o prédio do Legislativo, que antes funcionava num prédio improvisado na Rua São Paulo, onde hoje funciona uma Auto Escola.

Em 2004, quando tinha 34 anos disputou o comando da Prefeitura Municipal contra o ex-prefeito na época, Daltro Fiúza (PMDB), que já havia sido prefeito duas vezes, por uma diferença de 1.195 votos numa eleição que registou 1933 abstenções nas 53 urnas de Sidrolândia. Ademir saiu das urnas com mais de 46% dos votos válidos.

Ainda em 2004, após eleição, assumiu a presidência da Junta Comercial do Estado, cargo ocupou até 2007, quando se desligou para assumir a Agência Estadual de Metrologia-AEM/MS, órgão delegado do INMETRO. Ademir se desligou da agência no prazo legal de desincompatibilização em 2010 para ser candidato a deputado federal pelo DEM, quando obteve 17.016 votos.

Fora do cenário político desde então, Ademir Osiro, durante entrevista ao Região News, revelou a reportagem que aceitou o convite da prefeita Vanda Camilo por entender que a cidade de Sidrolândia precisa de um choque de gestão e que está disposto a cumprir a missão de alavancar o desenvolvimento socioeconômico do município por meio da pasta que tem como principal atributo, gerar oportunidades de empregos, renda e qualificação da mão de obra.

Sendo sincero, vejo que ao longo dos anos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passou quase que despercebida nas gestões anteriores. Nada contra quem lá esteve. Sei das dificuldades e tenho plena ciência que não será uma tarefa fácil, mas vejo um horizonte inexplorável, cuja missão, será executada com muita dedicação”, comentou.

Ademir argumenta que Sidrolândia tem se destacado no contexto do crescimento socioeconômico e populacional no Mato Grosso do Sul como uma das cidades mais promissoras do Estado, precisa haver, em sua avaliação, um trabalho intenso na prospecção de novos investimentos para acelerar o processo de industrialização do município.

“Nada cai do céu. Temos clima, solo fértil, riquezas naturais e localização privilegiada. Estudaremos projetos de incentivos fiscais. O gás natural está se tornando uma realidade, aliás, já é uma realidade. Estou muito entusiasmado com a oportunidade de poder contribuir com Sidrolândia, esta cidade que me viu nascer. É aqui que constituímos família, grandes amigos e temos o dever de cuidar bem para que no futuro possamos olhar pra trás com sentimento de dever cumprido”, finalizou.

Ademir Osiro é natural de Sidrolândia, tem 51 anos, bacharel em direto e administração de empresas, além de exercer a profissão de corretor imobiliário. É casado há 22 anos com a dentista Etiene Paim (outros 8 anos de namoro), com quem tem um casal de filhos.