Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Agesul vai rescindir contrato com empreiteira e acesso ao frigorífico terá nova licitação

Como a empreiteira ignorou a notificação da Agesul, expedida mês passado, para reiniciar os serviços, o contrato será rescindido.

Flávio Paes/Região News

21 de Julho de 2021 - 14:24

Agesul vai rescindir contrato com empreiteira e acesso ao frigorífico terá nova licitação
O serviço está parado desde janeiro por falta de licenciamento ambiental. Foto: Arquivo/RN

A obra de acesso ao Frigorífico Balbinos, interrompida há quase 8 meses por falta de licenciamento ambiental, não deve ser retomada tão cedo. Como a empreiteira ignorou a notificação da Agesul, expedida mês passado, para reiniciar os serviços, o contrato será rescindido e haverá necessidade de abrir nova licitação que deve demorar pelo menos 90 dias até o processo ser concluído.

A CRB Engenharia condicionou a retomada da obra que a Agesul reajustasse a planilha porque a atual estaria defasada, pois foi elaborada em abril quando foi lançado o edital de licitação. O serviço está parado desde janeiro por falta de licenciamento ambiental. A prefeita Vanda Camilo providenciou em 20 dias o licenciamento ambiental que se arrastava há mais de dois anos. O documento era uma exigência da Agesul para a obra ser retomada.

Enquanto a obra, que começou em setembro do ano passado, não sai do papel o Frigorífico Balbinos continua impedido de colocar em funcionamento a sala de desossa que vai gerar mais 300 empregos. São aproximadamente 1,3 metros de drenagem pela faixa de domínio público por onde vai escoar a enxurrada que desce do São Bento pelas ruas João Márcio Ferreira e Costa Marques (que receberá 550 metros de asfalto) e vai desaguar no Vacaria, após atravessar o pesqueiro de Silvio Martins.

A obra é reivindicada há 5 anos porque é uma exigência da Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura para liberar o funcionamento da sala de desossa, o que vai gerar 350 empregos. Foram investidos R$ 2 milhões na estrutura. A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins, para ele autorizar a passagem de um trecho da drenagem pelo imóvel. No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá compensação o reforço da drenagem.

Serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes. Este sistema de captação adicional vai desviar a e enxurrada que desce do Bairro São Bento que hoje alaga parte da chácara.