Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Após 30 anos de espera, moradores comemoram chegada do asfalto ao Jardim do Sul

Nesta sexta-feira (26) a empreiteira responsável pela obra começou aplicar a capa asfáltica.

Assessoria de Imprensa

27 de Novembro de 2021 - 09:32

Após 30 anos de espera, moradores comemoram chegada do asfalto ao Jardim do Sul
Foto: Assessoria de Imprensa

Começou pela Rua Sebastião Lopes Ferreira a pavimentação do Jardim do Sul, obra esperada há 30 anos, licitada em 2019 e que começa a ser destravada. Nesta sexta-feira (26) a empreiteira responsável pela obra começou aplicar a capa asfáltica.

Nesta primeira etapa do projeto serão feitos 400 metros de asfalto em duas ruas do bairro, a Sebastião Lopes Ferreira, já mencionada, e na Vitor Barbosa de Souza. Nos próximos dias será licitada a contratação das obras que levarão ao restante do bairro e ao Santa Marta, parcelamento vizinho, 2 km de drenagem e 2,2 km de asfalto. A obra está prevista no Avançar Cidades com investimento de R$ 3.629.938,03.

Muitos moradores fizeram questão de acompanhar o início da pavimentação que para eles é um presente de Natal coletivo antecipado. "Já prometeram tanto este asfalto que só agora com a empreiteira iniciando o serviço acredito que desta vez vamos ter um fim de ano. Quando normalmente chove, tem que encarar o barro para entrar e sair de casa ", comenta Antônio Alves de Abreu, que há 34 anos mora no mesmo endereço na Rua Sebastião Lopes Ferreira.

Após 30 anos de espera, moradores comemoram chegada do asfalto ao Jardim do Sul
Antônio Alves de Abreu, que há 34 anos mora no mesmo endereço na Rua Sebastião Lopes Ferreira. (Foto: Rafael Brites)

Quem também está feliz com a chegada do asfalto são seus vizinhos, Keisi Roberto e Cícero Barbosa. Keisi lembra que o atoleiro era evitado pelo cascalhamento, mas não tinha como escapar dos efeitos da poeira durante a seca. "Quando venta, tem que ficar com a casa trancada porque nada para limpo", relata .

O investimento na pavimentação das duas ruas será de R$ 271.181,84, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional, alocado em 2017 por emenda parlamentar da deputada Tereza Cristina. Há dois anos a Caixa mantinha a obra travada (mesmo licitada) porque o escoamento da enxurrada das duas ruas será escoada pela drenagem prevista para a Rua Romano Rossato, obra prevista no Avançar Cidades .

O projeto do Avançar Cidades prevê 15.950,87 m² de pavimentação que abrangerá os seguintes trechos:

Rua Ponta Porã, (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato) - Vila Santa Marta; Rua Romano Rossato (entre a Rua Vitor Barbosa Souza e a Rua Joaquim Antônio da Silva); Rua Rio de Janeiro (entre a Rua Vitor Barbosa Souza e a Rua Joaquim Antônio da Silva); Rua Sebastião Lopes Ferreira (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro); Rua Vitor Barbosa de Souza (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato); Rua Alberto Hortenci (entre a Rua Romano Rossato e a Leonel de Souza Brito); Rua Odilon Rosa Nantes (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro); Rua Ítalo Dal Paz (entre a Rua Odilon Rosa Nantes e a Rua Liberalino Ferreira); Rua Joaquim Antônio da Silva (entre a Rua Romano Rossato e a Rua Rio de Janeiro).

Após 30 anos de espera, moradores comemoram chegada do asfalto ao Jardim do Sul

Neste ano a Prefeitura já executou frentes de pavimentação em ruas do Jardim Paraíso, na Vila Carinhosa e Cascatinha 2. Há obras em andamento no São Bento e já está licitada pavimentação no Cascatinha 1, Bairro Pé de Cedro e Vila Olenka. Está na reta final a pavimentação da Rua Hugo Yule, um dos acessos ao Morada da Serra.