Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Após 5 anos de espera, Sanesul inicia perfuração do poço da rede do Capão Seco

Flávio Paes/Região News

09 de Fevereiro de 2021 - 13:47

Após 5 anos de espera, Sanesul inicia perfuração do poço da rede do Capão Seco
A rede de água no Capão Seco, tem recurso assegurado desde 2019. Foto: Divulgação

Um dia depois da prefeita Vanda Camilo ter assinado e ratificado o termo de cedência para o município da área da agrovila do Capão Seco, a Sanesul iniciou a perfuração do poço artesiano do sistema de abastecimento e a rede de água que será instalada no núcleo urbano do distrito. A comunidade aguarda o benefício há 5 anos . A prefeita  alterou o termo de cessão de uso da área de 24,9 hectares do Incra para a Prefeitura , assinado em fevereiro de 2016, permitindo  a instalação da rede de água.

A implantação da  rede de água no Capão Seco  mesmo com a intervenção junto ao Governo do Estado, ex-vereador Edno Ribas e dos deputados Gerson Claro e Beto Pereira, vem se arrastando há 3 anos  por entraves burocráticos.

 A obra foi  autorizada em 2018 pela diretoria da estatal,  foi autorizado  o recurso necessário para custear o projeto (R$ 1,5 milhão)  e até definida (por meio de tomada de preço) a empresa responsável pela perfuração do poço com vazão mínima de 15 mil metros cúbicos por hora.

No início de 2020  a chegada da rede de energia elétrica,  garantiu um requisito técnico iindispensável para água se tornar uma realidade.

Em maio do ano passado, o ex-prefeito Marcelo Ascoli chegou a assinar a cessão de uso do terreno para a Sanesul construir a estrutura da rede de abastecimento de água. O documento não passou pelo crivo da assessoria jurídica da Sanesul, que cobrou a anuência do Incra, dono dos 24 hectares.

A estatal pediu autorização do Incra que só emitiu parecer no último dia 17 de dezembro. O entendimento do procurador da autarquia federal, Eduardo Henrique, foi  de que cabe à Prefeitura pedir autorização, mas só a partir de janeiro, porque até 31 de dezembro, este tipo de procedimento (a cessão de uso) estava proibido porque 2020 foi um ano eleitoral.

O  primeiro obstáculo burocrático  foi a incorporação formal  da agrovila como núcleo urbano do Capão Seco. 

A Sanesul cobrou a adequação  porque não detém a concessão na zona rural, apenas no perímetro urbano.

A Prefeitura demorou a enviar o projeto à Câmara (porque implicaria em oferta de serviços, como a coleta do lixo)  . No  Legislativo  a tramitação se estendeu por 4 meses, porque o então presidente, Carlos Henrique , relutou em  colocar a proposta em votação.

O projeto,  que começou a sair do papel, atenderá os 600 lotes em que foi parcelado a agrovila, prevê a implantação de 8.270 metros de rede de distribuição; 250 ligações domiciliares; um reservatório metálico com capacidade de armazenar 50 m³ de água; além de uma unidade para o tratamento da água.