Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Após feriado, UPA terá central de medicamentos e receberá ambulâncias do SAMU

O prédio está pronto, começa receber mobiliário e o estoque de medicamentos que a Secretaria Municipal de Saúde mantém para abastecer a rede pública.

Flávio Paes/Região News

19 de Abril de 2020 - 18:10

O prédio está pronto, começa receber mobiliário e o estoque de medicamentos que a Secretaria Municipal de Saúde mantém para abastecer a rede pública. Logo após o feriado de Tiradentes, o prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli (PSD), deve inaugurar o prédio de 148 metros quadrados, anexo à UPA, onde já está sendo montada uma Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), que receberá também vacinas e material de enfermagem.

Foram investidos na obra s R$ 201 mil, saldo que o município tinha com o Ministério da Saúde que garantiu a construção do prédio da Unidade de Pronto Atendimento. Modificações estão sendo projetadas para adaptações na portaria de acesso do serviço de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Após feriado, UPA terá central de medicamentos e receberá ambulâncias do SAMU

Acesso ao setor de urgência e emergência da UPA. Foto: Marco Tomé

Na construção do prédio da UPA, não se previu o acesso de ambulâncias de porte maior (UTI Móvel), daí a necessidade de se adequar o desembargue de pacientes já que a os veículos não entram no local porque a altura do acesso, é 30 cm mais baixo. Uma nova cobertura será erguida no local para facilitar o acesso das equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros, quando trazem pacientes para atendimento no setor de emergência.

Com as adequações, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que hoje estão na Unidade Básica de Saúde das Malvinas, ficarão estacionadas na UPA. De acordo com a diretora do UPA, enfermeira Cleide Roque, com a central de abastecimento, a Secretaria passará a ter um maior controle sobre os estoques de remédios de cada unidade de saúde e ganhará agilidade para reposição de cada linha de medicamento.