Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

As tradicionais e imprevisíveis festas da Espanha

De batalhas com tomates, guerras de tinta, até um rolê pseudo infantil com fantasias burlescas e demoníacas, aqui estão algumas festas quase bizarras da Espanha.

Assessoria KNN

22 de Julho de 2022 - 09:16

As tradicionais e imprevisíveis festas da Espanha
Foto: Divulgação

Quem não gosta de uma boa festa, não é mesmo? O povo espanhol não só curte, como tem uma imaginação extremamente criativa, criando eventos maravilhosamente estranhos, que misturam mistérios locais com uma forma de celebrar bem peculiar, mas sempre cheia de diversão e muita alegria.

De batalhas com tomates, guerras de tinta, até um rolê pseudo infantil com fantasias burlescas e demoníacas, aqui estão algumas festas quase bizarras da Espanha. Confira:

La Tomatina

La Tomatina é um evento único que toma a praça pública e as ruas da cidade de Buñol, em Valência. Essa festa histórica, que é celebrada desde 1944, cria uma pequena zona de guerra, onde inúmeras toneladas de tomate são utilizadas como munição do “conflito”.

Demorou, mas a aclamação veio em 2002, quando a guerrilha dos tomates teve o reconhecimento do governo espanhol, sendo oficialmente uma “Festa de interesse turístico internacional”.

 El Colacho

Quem não gostaria de proteger o seu filho recém-nascido de espíritos malignos, né? O pessoal de Castillo de Murcia não só quer, como faz o festival El Colacho, que é dedicado sobre isso, mas funcionando de um jeito no mínimo peculiar.

Depois de deitar todos os bebês no chão, homens vestidos de demônios saltam sobre eles. E é só isso mesmo, sem proteções maiores ou quesitos de segurança. Se faz sentido não sabemos, mas seria legal saber quem está protegendo as crianças do possível trauma de ter homens adultos vestidos de forma demoníaca que ficam pulando sobre eles.

Santa Marta de Ribaterme

Se a dinâmica dos bebês com as pessoas fantasiadas de demônios não for diferente o suficiente para você, que tal aproveitar essa vibe de vida ou morte e participar da Fiesta de Santa Marta de Ribarteme em seu próprio caixão?

Isso mesmo, imagina que legal sair por aí na cidade de Las Nieves, em seu próprio cortejo fúnebre e ainda sobreviver, levantar e dar aquele choque leve em todos que estão em volta, ao bom estilo de um filme de Tim Burton.

Dia de los gansos

Com mais de 350 anos de história, um feriado no mínimo diferente para a pequena cidade de Lekeitio, na região do país basco, o Antzar Eguna, popularmente chamado de Dia do Ganso, faz uma festa popular onde os participantes se divertem muito, já os gansos nem tanto.

Com o animal sendo pendurado por meio de uma corda sobre as águas do rio da cidade, os entusiastas participam de uma verdadeira corrida de barco e se jogam na água atrás do pobre ganso.

Já os rivais que estão fora do rio ficam levantando a corda, fazendo o animal sair dela, a dinâmica central de tudo isso é fazer com que os caçadores de gansos sejam levantados também. Mas é importante seguir as regras, só pode usar as mãos para agarrá-lo, o grande vencedor é coroado após pegar no pescoço do ganso.

Cascamorras

A comemoração de Cascamorras é uma das mais sujas e divertidas de toda a Espanha. O Cascamorras é um sujeito semelhante a um palhaço da aldeia de Guadix que usa roupas espalhafatosas de cores vivas e tenta roubar a valiosíssima estátua da Virgen de la Piedad de Baza, uma cidade vizinha.

A missão dos moradores é impedir a tentativa do Cascamorras jogando tintas nele e o perseguindo por toda a cidade.  As regras do jogo dizem que se o Cascamorras conseguir roubar a Virgem sem sujar suas roupas, poderá levá-la para Guadix.

Porém, os Cascamorras são sempre obrigados a voltar a sua cidade de mãos vazias. A derrota obviamente irrita os locais que a caçada continua e o pobre palhaço é obrigado a correr do povo outra vez.

La Vijanera

La Vijanera é o primeiro carnaval do ano em toda a Europa, um baile de máscaras repleto de cores que é comemorado no primeiro domingo na pequena Silió. Durante essa festa tradicional, os moradores se vestem como “zarramacos” (personagens icônicos da cultura local). Com vestidos extravagantes cheio de peles coloridas, enormes chocalhos e chapéus de gorgulho.

Cada zarramaco tem uma função específica e eles percorrem juntos toda a cidade caçando espíritos malignos. Depois de um momento de leitura das “coplas” (uma crítica humorística dos acontecimentos do ano anterior), depois disso vem a caça simbólica e a matança do urso, um ritual que simboliza o triunfo do bem sobre o mal e acredita-se que traga boa sorte para o próximo ano. Em resumo, La Vijanera é um festival repleto de superstição, cultura e muita diversão.

Agora que você já conhece algumas das mais peculiares e engraçadas festas da Espanha, que tal aproveitar essas e outras comemorações pelo país sem sufocos na hora da comunicação? Com o espanhol da KNN isso é mais que possível, venha se conectar e descobrir as oportunidades que um novo idioma pode te dar.

Aprenda Espanhol na KNN! Matricule-se já!!

📞Ligue: (67)9 9211-1753

📲Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 67 - Centro