Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Sidrolândia

Atleta indígena da Tereré, estreia no futebol da Bulgária na Europa

O jogador assinou contrato com o time de Pernik, cidade de 80 mil habitantes a 26 km da capital Sofia.

Redação/ Região News

12 de Março de 2023 - 18:24

Atleta indígena da Tereré, estreia no futebol da Bulgária na Europa
Foto: Divulgação

Filho de indígena, neto do capitão Santo (João Figueiredo Filho), fundador da Aldeia Tereré, Pedro Figueiredo deixou Sidrolândia aos 15 anos de idade para desbravar o mundo em busca do sonho de se tornar jogador profissional de futebol. Sonho que o levou aos 22 anos, a 10.680 quilômetros da Pérola do Planalto.

Neste sábado (11) entrou em campo pelo Minior de Pernik, equipe da 2ª Divisão do Campeonato Búlgaro que enfrentou e empatou em 1 a 1 com o Montana, 5⁰ colocado na competição. “Pedrinho”, jogou o primeiro tempo e foi substituído aos 20 minutos do 2⁰ tempo.

O jogador assinou contrato com o time de Pernik, cidade de 80 mil habitantes a 26 km da capital Sofia. Ele esta desde janeiro na Bulgária, mas só conseguiu assinar contrato agora. Foram necessários quase 90 dias para regularizar a documentação que garantiu o visto de trabalho no País do leste europeu.

O atleta chegou lá com a perspectiva de assinar contrato com clube Lokomotiv de Plovdiv, time da 1ª Divisão, mas a contratação não se efetivou. Com saudade da família e de alguns hábitos que só no Brasil poderia continuar cultivando (como matar a sede com tereré gelado), Pedro está confiante de que sua estadia búlgara vai lhe abrir as portas da Europa para seu talento como ponta-esquerda ou em posições de meio-campo.

Pedrinho, como é chamado pelos familiares, começou a jogar futebol aos 7 anos na escolinha de seu tio Juscelino. Passou por outras escolinhas até sair do Estado. Disputou o Campeonato Paulista Sub-15 pelo Atlético de Araçatuba, de onde foi para a categoria sub-17 do Náutico de Campo Grande.

Aos 19 anos assinou seu primeiro contrato profissional com o Comercial, disputando o estadual de 2021. Disputou o campeonato paulista sub-20 pelo Amparo; logo em seguida, participou da Copa São Paulo, defendendo o Aquidauanense. Esteve no Independente de Limeira, interior de São Paulo e no Náutico.