Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Sidrolândia

Bolsa de estudos em 2021: quais os melhores programas e bolsas?

A seguir, apresentamos os melhores programas de bolsas de estudos em 2021. Confira e descubra qual deles pode ajudar a realizar o seu sonho!

Assessoria de Comunicação

08 de Dezembro de 2021 - 08:12

Bolsa de estudos em 2021: quais os melhores programas e bolsas?
Foto: Divulgação

Todo jovem sonha em conseguir um emprego em uma área com a qual se identifica, porém, muitos desistem de fazer um curso de nível superior por não conseguirem arcar com os custos de uma faculdade. Felizmente, hoje, existem diversos programas de bolsas de estudos acessíveis às pessoas que necessitam de auxílio para pagar por um curso!

Então, se você sonha em fazer um curso que te ajudará a conseguir um emprego na área que deseja trabalhar, mas não pode arcar integralmente com as mensalidades de uma faculdade, continue a leitura!

A seguir, apresentamos os melhores programas de bolsas de estudos em 2021. Confira e descubra qual deles pode ajudar a realizar o seu sonho!

Bolsa de estudos ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni), foi criado em 2004 pelo Governo Federal e instituído pela Lei 11.096, em de 13 de janeiro de 2005. Tem como principal objetivo ampliar as oportunidades de ingresso da população de baixa renda aos cursos de Ensino Superior. 

Para isso, o programa oferece duas modalidades de bolsas de estudos

  • bolsa de estudos de 50%; e
  • bolsa de estudos integral.

Ou seja, estudantes com bolsa de estudos de 50% pagam metade do valor relativo às mensalidades dos cursos, e estudantes com bolsa de estudos integral não precisam pagar pelas mensalidades.

Os critérios para se candidatar às bolsas do ProUni são: 

  • ter realizado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escolas privadas;
  • ter renda familiar bruta per capita inferior a um salário mínimo e meio (correspondente a R$1.650 em 2021) para concorrer às bolsas de estudos integrais, ou inferior a três salários (correspondente a R$3.300 em 2021) para concorrer às bolsas de estudos de 50%.
  • ser pessoa portadora de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino (apenas para os cursos de matemática, química, física, biologia, português, história e geografia).
  • nota mínima de 450 pontos de média nas provas do Enem e pontuação superior a zero na redação.

O processo de inscrição no ProUni é gratuito e aberto duas vezes por ano, no início de cada semestre letivo. 

Para se candidatar, os estudantes devem realizar a inscrição no sistema, preencher os dados solicitados, escolher duas opções de cursos em ordem de preferência e acompanhar as mudanças em notas de corte para escolher a faculdade em que deseja ingressar.

Vale lembrar, que a disputa pelas bolsas ProUni não se dá de forma geral, mas apenas entre os candidatos que escolhem os mesmos cursos, faculdades, turno e modalidade.

Outro ponto interessante a ressaltar, é que o ProUni reserva parte das bolsas de universidades às ações afirmativas, voltadas para candidatos autodeclarados indígenas, pardos e pretos.

(Fontes): Guia da CarreiraGuia da CarreiraQuero BolsaProUni

Bolsa de estudos Quero Bolsa

Além das bolsas para universidades oferecidas pelo governo em programas como o ProUni, iniciativas privadas e fundações também ofertam programas de bolsas de estudos para jovens e adultos. O Quero Bolsa é uma dessas iniciativas!

Basicamente, o Quero Bolsa é um serviço que utiliza uma plataforma na Internet para disponibilizar bolsas de até 80% em mais de mil faculdades do país em cursos técnicos, de idiomas, de Graduação e de Pós-graduação presencial ou de Ensino a Distância (EAD).

As regras para participação no programa variam conforme o curso escolhido, o tipo (Graduação ou Pós-graduação), a modalidade (presencial ou à distância), faculdade selecionada e renda familiar per capita insuficiente para arcar com os custos da mensalidade integral.

A única exigência feita para que os candidatos possam concorrer às bolsas é não ter vínculo prévio com a instituição para a qual vão se candidatar.

O processo de inscrição para as bolsas de estudos “Quero Bolsa” é muito simples:

  • acesse o site da iniciativa Quero Bolsa;
  • selecione o tipo de curso que deseja (Técnico, Graduação, Pós-graduação, etc.);
  • informe os dados solicitados (curso, faculdade, cidade, etc.);
  • confira as opções de bolsas e analise as informações sobre os descontos, regras, condições e exigências da bolsa;
  • conclua o cadastro no site e faça o pagamento da taxa de pré-matrícula para garantir a vaga no início do próximo semestre;
  • no caso de cursos de Graduação, pode ser necessário realizar o vestibular da faculdade escolhida ou utilizar a nota obtida no Enem.

(Fontes): Guia da CarreiraQuero BolsaQuero Bolsa.

Bolsa de estudos Educa Mais Brasil

O Programa Educa Mais Brasil é mais uma das iniciativas privadas que oferecem bolsas de estudos para cursos de diferentes níveis educacionais. O projeto conta com mais de 35 mil instituições parceiras e oferece bolsas de até 70% nas mensalidades.

Os critérios para elegibilidade de candidatos são praticamente os mesmos utilizados nas bolsas oferecidas pelo “Quero Bolsa”, ou seja: não ter vínculo prévio com a instituição para a qual vão se candidatar e renda familiar per capita insuficiente para arcar com os custos da mensalidade integral.

Porém, diferente de outros programas de bolsas, as inscrições para o Educa Mais Brasil estão sempre abertas e todos os dias o site é atualizado com novas bolsas e oportunidades.

Assim, para se candidatar e participar dos próximos processos de seleção, o interessado deve apenas preencher a ficha de inscrição no site da iniciativa e concluir o cadastro prestando todas as informações solicitadas.

Para fazer a sua inscrição, siga os seguintes passos:

  • acesse o site Educa Mais Brasil;
  • selecione o tipo de curso que deseja (Técnico, Graduação, Pós-Graduação, etc.);
  • escolha a cidade onde deseja estudar;
  • clique em “Buscar”
  • confira as opções de bolsas e analise as informações sobre os descontos, regras, condições e exigências da bolsa;
  • conclua o cadastro no site e faça o pagamento da taxa de pré-matrícula para garantir a vaga no início do próximo semestre;
  • no caso de cursos de Graduação, pode ser necessário realizar o vestibular da faculdade escolhida ou utilizar a nota obtida no Enem.

(Fontes): Educa Mais Brasil

📞 Ligue: (67) 9 9876-7273

📬 Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas