Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolândia

Carreira de Enfermagem mostra estar em alta no empreendedorismo e em diferentes segmentos

Profissão teve mais empregabilidade do que demissões nos últimos meses.

Assessoria de Comunicação

29 de Março de 2022 - 07:40

Carreira de Enfermagem mostra estar em alta no empreendedorismo e em diferentes segmentos

A área da saúde atende um dos direitos básicos e necessários do ser humano. A manifestação da pandemia de Covid-19 por todo o mundo, em 2020, impulsionou o setor profissional que passou a ser requisitado ainda mais. Este impulso proporciona um cenário positivo para o mercado de trabalho. Entre as diferentes funções beneficiadas no campo, está a Enfermagem. 

De acordo com um levantamento realizado pelo portal salario.com.br, nos últimos meses de 2021, pelo menos nove segmentos diferentes, mais contrataram enfermeiros do que os desligaram do quadro colaborativo. São eles: 

  • atendimento hospitalar; 
  • atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares de urgências; 
  •  locação de mão-de-obra temporária; 
  • atividades de apoio à gestão de saúde; 
  • atividades de associações de defesa de direitos sociais; 
  • função ambulatorial com recursos para realização de exames complementares; 
  • planos de saúde; 
  • atividades de enfermagem; 
  • outras ações de atenção à saúde humana. 

 As áreas mais exigidas ultimamente têm sido de enfermeiro intensivista; enfermeiro emergencista; enfermeiro geriatra; enfermeiros especialistas em controle de infecções e epidemiologia; enfermeiros em pediatria; e de atenção básica. 

Atuação como autônomo 

Mas além de poder atuar como colaborador fixo nas entidades, também existe a alternativa de seguir no ramo do empreendedorismo. Isso possibilita o trabalho voltado para a promoção da saúde, a prevenção e/ou na recuperação da mesma. 

Desta forma, é viável trabalhar no sistema home care – atendimento a domicílio –, em consultórios particulares, cooperativas (terceirização de mão-de-obra), ou então, como consultores e/ou auditores. Dentro dessa perspectiva também é possível exercer a função no atendimento em eventos (dairy care), e na prestação de serviços especializados, como: 

  • aluguel de equipamentos e comercialização de produtos hospitalares; 
  • esterilização de material hospitalar; 
  • clínicas de vacinação; 
  • transporte de pacientes. 

 O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), listou 10 verdades sobre empreender na Enfermagem: 

  1. A enfermagem é profissão autônoma, independente e não está submetida hierarquicamente a nenhuma outra profissão. 
  2.  É direito do profissional de enfermagem ter consultório e realizar consultas de enfermagem, em todos os ramos de atuação da profissão. 
  3. Antes de começar a empreender, conheça a legislação relacionada ao campo de atuação que pretende explorar e estude sobre todos os aspectos que envolvem a operação comercial. 
  4. Defina em qual atividade você quer empreender, identifique quais problemas do público você pode solucionar e então saberá em qual negócio. 
  5. A zona de conforto e o sucesso não podem coexistir. Para empreender na enfermagem, é necessário muito trabalho e coragem para inovar. 
  6. Não pense somente na questão financeira. Pense em fazer um trabalho de qualidade, que ajude as pessoas e o retorno financeiro será uma consequência. 
  7. Busque ser o melhor e esteja sempre à frente da concorrência, pois isso fortalecerá sua marca e motivará o cliente. 
  8. Nunca pare de estudar, pois novos conhecimentos te proporcionarão posicionamento sólido. 
  9. Cabe privativamente à categoria o diagnóstico de enfermagem, com base nas respostas do paciente sobre o processo saúde-doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas. 
  10. Consultórios e clínicas de enfermagem são obrigados a fazer registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) da jurisdição em que atua, com anotação da responsabilidade técnica e licenciamento do funcionamento.

Uniasselvi Sidrolândia 

📞 Ligue: (67) 9 9876-7273

📬 Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas