Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

'Castramóvel' inicia atendimentos de cães e gatos em bairros de Sidrolândia

Redação/Região News

22 de Outubro de 2020 - 09:05

'Castramóvel' inicia atendimentos de cães e gatos em bairros de Sidrolândia
Castramóvel já esta realizando atendimentos na área central. Foto: Assessoria de Imprensa

Os atendimentos do "Castramóvel", trailer adaptado para fazer castrações de cães e gatos, já estão sendo realizados na área central de Sidrolândia. Inicialmente o serviço está sendo realizado na região do Cleide Piran, com a classificação dos animais. Após a área central se estenderá para o Cascatinha, Jandaia e São Bento.

Os agentes de saúde selecionam as famílias que participam de algum auxílio do Governo ou que tenha até uma renda especifica, vão até a residência dessas pessoas, identificam o responsável pelo animal e entregam o documento de pré-agendamento, com data, hora e local onde a unidade móvel estará.

Após o agendamento, o responsável irá levar o pet para passar pela primeira fase da avaliação, para ver se o animal está apto ou não para ser castrado. No local também é realizado a vacinação antirrábica, preconizado pela resolução do Conselho de Veterinária, que os animais tem que ter um período de vacinação que antecede a castração, após isso o animal é classificado e entra na lista de castração.

'Castramóvel' inicia atendimentos de cães e gatos em bairros de Sidrolândia
Foto: Assessoria de Imprensa

A segunda fase do projeto é o procedimento de castração e, por último é o retorno pós cirúrgico. Além da castração, o projeto prevê ainda campanhas educativas para a conscientização sobre a guarda responsável e o bem-estar animal.

De acordo com a veterinária Kênia Aniz Chiarello, responsável pelo o atendimento no Castramóvel, o projeto é importante não só para os animais, mas para população do município também.