Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Ciências Biológicas: confira o que essa carreira pode te proporcionar

A notícia boa é que a área de Ciências Biológicas tem um amplo mercado de trabalho.

Assessoria Uniasselvi

18 de Junho de 2022 - 08:44

Ciências Biológicas: confira o que essa carreira pode te proporcionar
Foto: Divulgação

Você se interessa pela área de Ciências Biológicas? Ela é muito importante para o nosso planeta. Afinal, estuda todos os tipos de vida (desde seres humanos até espécies microscópicas) e sua relação com o meio em que vivem. Portanto, engloba desde a taxonomia (classificação e características das espécies) até os estudos do funcionamento do corpo humano (fisiologia e organização estrutural dos seres vivos).

A notícia boa é que a área de Ciências Biológicas tem um amplo mercado de trabalho e o curso de graduação é o primeiro passo para você se tornar um profissional qualificado.

Vamos entender tudo o que você precisa saber sobre essa carreira? Continue conosco!

1. O que são Ciências Biológicas?

Ciência Biológica é o campo que estuda a vida e a maneira como ela se relaciona com o meio ambiente. No campo de atuação das Ciências Biológicas há pesquisas sobre a evolução, adaptação e origem das espécies, assim como a conservação dos recursos naturais.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais“A apropriação de seus conceitos e procedimentos pode contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia”.

Portanto, os conhecimentos biológicos são muito importantes para esclarecer informações essenciais sobre a nossa evolução. Assim, o estudo das Ciências Biológicas pode ser caracterizado como uma ferramenta social, crítica e educacional.

2. O que faz um profissional de Ciências Biológicas? 

profissional de ciências biológicas pode desenvolver o seu trabalho de diversas maneiras. Afinal, o campo de atuação permite que ele escolha diferentes caminhos. Além disso, é uma carreira promissora, ou seja, a tendência é que ela cresça cada vez mais.

Precisamos considerar que há uma constante preocupação com o meio ambiente — e isso não se dá apenas a nível nacional. Enfrentamos problemas mundiais diariamente relacionados à área. 

Sendo assim, existem diversas possibilidades para o profissional de Ciências Biológicas atuar. As duas formações principais, que nortearão a carreira, são o bacharelado ou licenciatura. Confira a diferença entre elas:

2.1 Licenciatura em Ciências Biológicas

profissional licenciado é aquele que, ao longo da graduação, desenvolveu habilidades e competências para dar aulas de biologia no ensino médio e de ciências no ensino fundamental. Ele pode trabalhar, também, como educador ambiental, assim como nas secretarias de educação, nas quais pode ser um consultor.

2.2 Bacharelado em Ciências Biológicas

O bacharel em Ciências Biológicas atua em áreas voltadas à pesquisa e pode exercer as suas atividades na preservação e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas.

3. Quais são as áreas de atuação do profissional de Ciências Biológicas?

Na licenciatura e no bacharelado existem diversas alternativas para o profissional seguir e desenvolver a sua carreira. Apresentaremos quais são as principais! Vamos lá?

3.1 Ensino: uma das principais áreas das Ciências Biológicas

O profissional de Ciências Biológicas que atua na área de ensino pode lecionar tanto no ensino fundamental quanto no médio. Mais que isso, pode elaborar projetos de educação em espaços como museus, parques e zoológicos. Além disso, pode atuar em editoras para a produção de livros didáticos de biologia.

É importante lembrar que também é possível participar de concursos públicos voltados aos biólogos, garantindo uma boa estabilidade financeira seguindo a carreira que ama.

3.2 Consultoria ambiental

O profissional de Ciências Biológicas que quer uma carreira mais independente e conquistar o emprego dos sonhos pode optar pela consultoria ambiental. Dessa forma, ele pode prestar serviços,de forma autônoma, para empresas de diferentes portes e ramos — principalmente nas áreas em que há agressão à fauna e à flora pelas atividades industriais.

Com isso, o profissional pode estudar se as atividades exercidas por uma determinada empresa têm impactos ambientais, avaliando se a mesma está de acordo com todas as legislações e o impacto das suas tarefas no meio ambiente. Assim, o biólogo pode propor ações que evitem essas agressões.

3.3 Biologia molecular

A área da biologia molecular está diretamente relacionada à genética. Portanto, esse profissional de Ciências Biológicas analisa o material genético dos seres vivos, podendo atuar em laboratórios e clínicas. Ele estuda as interações entre RNA, DNA, proteínas e biossíntese — assim como a regulação dessas interações.

3.4 Biotecnologia

A área da biotecnologia se propõe a estudar sistemas biológicos e organismos vivos com a aplicação de técnicas específicas para a geração de novos produtos, muitos, inclusive, utilizados na área médica, como medicamentos.

Ele também pode atuar na indústria alimentícia. Então, é uma área multidisciplinar, uma vez que o profissional pode estudar e manipular os organismos vivos a fim de desenvolver opções distintas para diferentes áreas do conhecimento.

3.5 Bioinformática

O profissional que atua na área da bioinformática estuda e compreende as funções biológicas. Ele estuda como armazenar dados biológicos por meio de algoritmos e métodos computacionais. 

Além disso, pode construir árvores evolutivas, determinar sequências de DNA e analisar as estruturas tridimensionais das moléculas. Em outras palavras e de forma bem resumida: o profissional utiliza a informática para o estudo da biologia.

3.6 Zoologia

O biólogo que atua na área da zoologia estuda os animais de forma mais aprofundada (evolução, biologia, genética, anatomia, ecologia etc). Ele também pode trabalhar em zoológicos estudando as condições mais adequadas aos animais, além de fazer pesquisas para a manutenção do equilíbrio ecológico em um ambiente.

Além do mais, se o profissional optar por trabalhar em laboratórios, pode fazer o levantamento da diversidade de animais, identificando assim, espécies que, até então, não haviam sido descobertas.

3.7 Biologia marinha

O biólogo dessa área é responsável por fazer pesquisas, identificando animais e estudando as relações entre eles e as condições aquáticas. Assim, elabora projetos de conservação da vida nos mares e oceanos.

4. Como é o mercado de trabalho para um profissional de Ciências Biológicas?

Como vimos, o mercado de trabalho para o profissional de Ciências Biológicas é bem amplo. Portanto, ele é cada dia mais promissor, principalmente devido às legislações ambientais, fazendo com que as empresas precisem de profissionais capacitados para elaborar relatórios sobre os impactos ambientais causados pelas suas atividades — ajudando, inclusive, a encontrar maneiras para reduzir ou diminuir esses impactos negativos.

Para você ter uma ideia da amplitude, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) determina que os profissionais possam atuar em mais de 50 áreas das Ciências Biológicas e todas elas oferecem ótimas oportunidades.

Ah! Mas vale ressaltar que, de acordo com a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979: “O exercício das profissões de que trata a presente Lei, em todo o território nacional, somente é permitido ao portador de carteira profissional expedida por órgãos competentes”. Portanto, lembre-se de que, independentemente da área escolhida, você precisará de um registro profissional para exercer a profissão, está bem?

5. Qual é o perfil do aluno de Ciências Biológicas?

Se você está interessado em ingressar em uma faculdade de Ciências Biológicas, saiba que está no caminho certo. Para isso, você deve ter (ou querer desenvolver) a afinidade com a área de Ciências Biológicas. Veja algumas habilidades, competências e características de um bom profissional:

  • apreciar pesquisa;
  • gostar da vida em laboratório;
  • ter atenção aos detalhes;
  • ser curioso;
  • ser um bom observador;
  • ter visão analítica;
  • ser um defensor da vida e da natureza;
  • ter respeito e empatia às diversidades;
  • gostar de trabalhar com pessoas.

6. Qual é a importância de fazer uma boa graduação em Ciências Biológicas?

Para que você se destaque no mercado de trabalho, precisa investir em uma boa graduação em Ciências Biológicas. Afinal, é preciso entender muito bem a teoria e a prática para trilhar um caminho profissional de sucesso.

Portanto, é preciso escolher uma boa instituição de ensino que ofereça o curso de Ciências Biológicas com uma boa avaliação pelo Ministério da Educação (MEC), que tenha professores realmente qualificados e apresente uma grade curricular completa. Somente assim você escolhe um curso de qualidade e pode sair bem-preparado para aproveitar todas as oportunidades do mercado de trabalho.

O melhor de tudo é que existem instituições de ensino, como a UNIASSELVI, que oferecem o curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância (EAD). Dessa maneira, você conclui a graduação e pode conciliá-la com a sua vida pessoal e profissional. 

7. Como é o curso de Ciências Biológicas da UNIASSELVI?

curso de Licenciatura EAD em Ciências Biológicas da UNIASSELVI tem a duração de 8 semestres.  Onde você estuda no modelo semipresencial,  com um tutor exclusivo da sua região, toda semana, no polo escolhido.

Veja quais são os principais benefícios de escolher o curso de Licenciatura EAD em Ciências Biológicas da UNIASSELVI:

  • promover flexibilidade para estudar como, quando e onde quiser;
  • receber gratuitamente todo o material didático (tanto impresso quanto digital);
  • contar com uma plataforma on-line incrível e intuitiva;
  • escolher um curso que apresente um ótimo custo-benefício;
  • possibilita concluir uma nova disciplina a cada 4 semanas;
  • acesso ao LeoApp, um aplicativo pelo qual o aluno acompanha todo o curso (notas, provas, materiais, evolução do curso, etc). 

Ah! A Licenciatura EAD em Ciências Biológicas da UNIASSELVI é reconhecida pelo MEC e recebeu a nota 4 no conceito de curso a distância. Além disso, você aprenderá disciplinas incríveis como políticas educacionais, educação e diversidade, pesquisa, anatomia e fisiologia humana, estudo da célula, química geral e orgânica, genética, microbiologia, zoologia, dentre outros. Você pode acessar toda a grade curricular por semestre aqui.

Que tal se tornar um profissional de Ciências Biológicas? Venha para a UNIASSELVI

Na UNIASSELVI você pode mudar a sua vida para sempre

Você conta com uma graduação completa em Ciências Biológicas para conquistar o seu diploma e ser um ótimo profissional na área. A grade curricular atende às reais necessidades mercadológicas e te prepara para enfrentar todos os desafios da carreira.

Gostou de aprender mais sobre a carreira de Ciências Biológicas? Se sim, que tal se inscrever agora mesmo no curso de licenciatura EAD da UNIASSELVI? Garanta a sua vaga!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas