Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Com frio intenso, sidrolandenses tiram casacos do armário

Muitos sidrolandenses se surpreenderam com a madrugada mais fria do ano até agora, com temperatura mínima de 3°C, sensação térmica de -1ºC e geada.

Crislaine Jara/Região News

30 de Junho de 2021 - 09:40

Com frio intenso, sidrolandenses tiram casacos do armário
A temperatura deve chegar a 1°C nesta quarta-feira (30), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foto: Leoni Marcos/RN

Quem saiu cedo de casa teve que se agasalhar com casaco, luvas e cachecol. Muitos sidrolandenses se surpreenderam com a madrugada mais fria do ano até agora, com temperatura mínima de 3°C, sensação térmica de -1ºC e geada. A temperatura deve chegar a 1°C nesta quarta-feira (30), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas mínimas desta quarta devem continuar na quinta-feira (1º). O Inmet indica também que o ar ficará mais seco e o sol voltará a predominar, mas ainda com baixas temperaturas. A mínima deve ser de 1ºC.

Moradora há 12 no Eldorado 1, dona Vanilda Afonso, 54 anos, conta com ajuda do fogão a lenha para enfrentar o frio. Ela reside no assentamento em companhia do esposo, filha e 4 netos. “Hoje sai do assentamento às 5 horas para vir a cidade pagar contas, estava praticamente geando. Para passar a noite, a gente fez fogo no fogão a lenha pra esquentar um pouco”, comenta.

Com frio intenso, sidrolandenses tiram casacos do armário
 Dona Vanilda Afonso, 54 anos enfrentou o frio intenso no Assentamento Eldorado 1 para pagar contas no centro da cidade. Foto: Marcos Tomé/RN

Já a assentada Dayelle Talia da Silva, de 22 anos, afirma que não dá nem pra sair de casa com as baixas temperaturas. Ela que reside no assentamento Alambari em companhia do esposo José Edmilson relata que os ventos fortes no assentamento tornam o clima ainda mais frio. José que é funcionário na JBS, sai para trabalhar às 2 horas da madrugada.

Não dá pra sair de casa naquele frio não, segunda-feira a sensação era mais fria que ontem porque estava ventando mais. Os ventos de lá dão mais frio que aqui. O meu esposo levanta às duas, pega o ônibus na estrada, é muito gelado”, comenta.

Com frio intenso, sidrolandenses tiram casacos do armário
Assentada Dayelle Talia da Silva, de 22 anos, diz que é difícil encarar os ventos frios do Alambari. Foto: Marcos Tomé/RN

Cuidados no frio

Algumas doenças se agravam no clima seco e frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Por isso, os médicos explicam que é importante arejar sempre a casa, pois o sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama limpas, retirar o pó da mobília e limpar o chão com pano úmido.

Durante o inverno, o número de infartos cresce, em média 30%. Os de AVC crescem 20%. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo. Assim, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, o nosso metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados no inverno. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.

Entre os cuidados nesta época do ano estão: beber muito líquido, tomar vacinas para evitar doenças de inverno, evitar banhos com água muito quente, evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio. Para uma boa noite de sono, durma em local arejado e umedecido.