Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Com impasse para retomar obra, Prefeitura reabre acesso ao Balbinos

A prefeita Vanda Camilo providenciou em 20 dias o licenciamento ambiental que se arrastava há mais de dois anos.

Flávio Paes/Região News

23 de Julho de 2021 - 11:04

Com impasse para retomar obra, Prefeitura reabre acesso ao Balbinos
O serviço está parado desde janeiro por falta de licenciamento ambiental. Foto: Rafael Brites

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira equipes e máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão trabalhando na reabertura do prolongamento da Rua Dr. Costa Marques acesso ao Frigorífico Balbinos. O trecho de 800 metros está interditado desde setembro do ano passado para a implantação de drenagem. Neste período o fluxo de caminhões boiadeiros e carretas que entraram e saem da indústria, está sendo desviado pela Rua João Márcio Ferreira Terra.

A prefeita Vanda Camilo, diante do impasse para retomada da obra, parada há quase 8 meses, decidiu fechar as valetas para colocação dos tubos, fazer reaterro, reconformação da pista para reabrir o tráfego.

Com impasse para retomar obra, Prefeitura reabre acesso ao Balbinos
Prefeita Vanda Camilo, diante do impasse para retomada da obra. Foto: Divulgação

Ontem a prefeita, acompanhada do deputado Gerson Claro se reuniu com o secretário Estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, quando discutiu alternativas para resolver o impasse. A Agência Estadual de Empreendimentos notificou a empreiteira mês passado para retomar a obra. Transcorrido o prazo legal, o contrato será rescindido. Há duas hipóteses em análise: fazer uma licitação ou repassar recurso (R$ 1,9 milhão) para a Prefeitura executar a obra.

O serviço está parado desde janeiro por falta de licenciamento ambiental. A prefeita Vanda Camilo providenciou em 20 dias o licenciamento ambiental que se arrastava há mais de dois anos. O documento era uma exigência de a Agesul para a obra ser retomada.

Com impasse para retomar obra, Prefeitura reabre acesso ao Balbinos

Enquanto a obra, que começou em setembro do ano passado, não sai do papel o Frigorífico Balbinos continua impedido de colocar em funcionamento a sala de desossa que vai gerar mais 300 empregos. São aproximadamente 1,3 metros de drenagem pela faixa de domínio público por onde vai escoar a enxurrada que desce do São Bento pelas ruas João Márcio Ferreira e Costa Marques (que receberá 550 metros de asfalto) e vai desaguar no Vacaria, após atravessar o pesqueiro de Silvio Martins.

A obra é reivindicada há 5 anos porque é uma exigência da Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura para liberar o funcionamento da sala de desossa, o que vai gerar 350 empregos. Foram investidos R$ 2 milhões na estrutura. A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins, para ele autorizar a passagem de um trecho da drenagem num trecho do imóvel.

Com impasse para retomar obra, Prefeitura reabre acesso ao Balbinos

No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá compensação o reforço da drenagem. Serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes. Este sistema de captação adicional vai desviar a e enxurrada que desce do Bairro São Bento que hoje alaga parte da chácara.