Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Com mais 664 doses, Sidrolândia deve concluir 1ª etapa da vacinação

Flávio Paes/Região News

26 de Fevereiro de 2021 - 09:24

Com mais 664 doses, Sidrolândia deve concluir 1ª etapa da vacinação
Idosa sendo vacina em Sidrolândia. Foto: Assessoria de Comunicação

Com o recebimento de mais 664 doses na quinta remessa, que deve chegar a Sidrolândia ainda neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde terá 88% das doses necessárias para concluir a imunização (com duas doses) de outros dois grupos prioritários da primeira etapa da vacinação contra Covid-19: a faixa etária da população com mais de 80 anos e os trabalhadores da saúde. Para fechar 100% de cobertura destes dois grupos, são necessárias mais 753 vacinas, com a chegada destas 664, faltarão 89 doses.

Como nem sempre a estimativa populacional de cada público é precisa, além do que muita gente opte por não se vacinar, deve sobrar vacinas e isto permitirá iniciar a imunização de quem tem acima de 78 anos. Diante da incerteza sobre as novas remessas, a Secretaria optou por manter a estratégia de manter em estoque a segunda a dose a segunda dose, que é aplicada três semanas depois da primeira.

Nesta remessa que chegará nos próximos dias, virão 229 doses remanejadas do lote reservado aos indígenas que tem grupos resistentes a receber a vacina. Isto fica evidente até mesmo na comunidade terena sidrolandense que até agora não atingiu 100% de cobertura embora hajam doses para todos. De 1.510 terena, 112, 7,41% não receberam a primeira dose.

Até agora, conforme o último boletim atualizado da Secretaria, foram vacinadas em Sidrolândia 2.237 pessoas, sendo 1.398 indígenas, 472 trabalhadores de Saúde e 367 idosos com mais de 80 anos.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, este quantitativo vai garantir que os municípios concluam a vacinação de remanescentes do grupo prioritário, como idosos acima de 80 anos ou mais e profissionais de saúde. “Para nós é um momento muito importante. Queremos que os municípios continuem avançando na campanha de imunização contra a Covid. Estamos entre os estados com melhor colocação no ranking de vacinação do país”. Resende ainda destaca que nova remessa representa um alívio para o Estado para continuar a campanha de imunização.

Mato Grosso do Sul recebeu 35.700 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e serão distribuídas mais 13.848 doses. Já Sidrolândia recebeu 3.942 em quatro remessas.