Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Com queda de 89% dos casos, Sidrolândia deixa de ser o epicentro da Covid-19

A desaceleração dos casos se refletiu no Hospital Elmiria Silvério Barbosa que no mês passado chegou na iminência do colapso. Nesta quinta-feira só há 6 pacientes internados, um deles na UTI.

Flávio Paes/Região News

10 de Setembro de 2020 - 14:53

Com queda de 89% dos casos, Sidrolândia deixa de ser o epicentro da Covid-19

Em menos de três semanas houve uma mudança radical no cenário epidemiológico de Sidrolândia em relação a Covid-19. Há 30 dias a cidade era considerada um dos epicentros da doença em Mato Grosso do Sul. Em agosto, quando houve o pico da transmissão da doença, teve uma explosão de notificações, 1.201, uma média diária superior a 38 casos.

Dos 1.892 casos contabilizados até aqui, 64% foram no mês passado. Felizmente mais de 86% dos pacientes estão curados. Hoje a situação hoje é bem diferente. Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde, nos primeiros 9 dias de setembro, que acumulou 92 casos, a média diária de casos caiu para 10,2, redução de 89% sobre a média registrada em agosto.

A desaceleração dos casos se refletiu no Hospital Elmiria Silvério Barbosa que no mês passado chegou na iminência do colapso. Nesta quinta-feira só há 6 pacientes internados, um deles na UTI. O hospital tem 20 leitos clínicos e 5 de tratamento intensivo.

Nós últimos sete dias, foram registrados 59 casos, enquanto na semana anterior, entre de 2 de setembro e 27 de agosto foram 167 casos, em boa medida, reflexo da testagem em massa que a Secretaria de Saúde Indígena fez nas aldeias. Com a redução dos casos, Sidrolândia evoluiu no monitoramento do Governo do Estado e saiu da zona vermelha, do último levantamento, passando para a bandeira laranja, com risco de grau médio, e atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco liberadas.