Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Coronavírus: Saúde deve convocar funcionários em férias e manter 2 postos abertos até 22 horas

A Secretaria Estadual monitora 4 casos suspeitos coronavírus, dois em Dourados, um em Campo Grande e um em São Gabriel.

Flávio Paes/Região News

15 de Março de 2020 - 18:22

Coronavírus: Saúde deve convocar funcionários em férias e manter 2 postos abertos até 22 horas

Diante da possibilidade iminente do surgimento de casos suspeitos de coronavírus (o Covid-19) a Prefeitura de Sidrolândia montou um Comitê de Enfrentamento e Combate ao Corona e já antecipa algumas medidas emergenciais. Estão suspensas as férias de servidores aqueles que estiverem de férias, serão convocados para voltar ao trabalho de imediato.

Num planejamento para evitar uma possível sobrecarga do Hospital Elmiria Silvério Barbosa e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) duas unidades a básicas, a da Malvinas, na região do Bairro São Bento e a do centro da cidade, terão horário de funcionamento estendido até às 22 horas. A orientação é de que só devem procurar o sistema de saúde, pessoas com sintomas de gripe, mas que também apresentem problemas respiratórios.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) monitora quatro casos suspeitos coronavírus (Covid-19), dois em Dourados, um em Campo Grande e um em São Gabriel do Oeste. Mais dez testes deram negativo para Covid-19, somando 39 suspeitas descartadas. Mato Grosso do Sul possui dois casos confirmados da doença. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado neste domingo (15).

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 53 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 47 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, oito foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 39 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.

Os quatro casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde.

Os casos confirmados são: uma mulher de 23 anos que procurou a UPA Leblon no dia 12 de março e foi contaminada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro. O outro caso é de um homem de 31 anos que procurou a UPA Coronel Antonino no dia 12 de março, que chegou recentemente de Londres e manteve contato com um caso positivo em São Paulo. Os dois casos estão sendo monitorados.